Cruzeiro do Sul, Acre, 22 de dezembro de 2024 18:29

Vazante do Rio Juruá já mede 0,37 centímetros e águas baixam lentamente e casas ainda continuam alagadas

casasalagadas2

A medição da Agência Nacional de Águas (ANA) informa que o nível do Rio Juruá está com 13,99 metros, numa vazante, até agora de 0,37 centimetros, mas se verifica que as águas baixam lentamente e a maioria das casas que foram atingidas e invadidas permanecem inundadas.

Senhor Raimundo Risada permaneceu dentro de sua casa que foi invadida pelas águas. Ele mora no local há 36 anos

Na casa do senhor Raimundo Risada, localizada nas proximidades da ponte, a água ainda permanece dentro. Ele mora no local há 36 anos e já está acostumado com as enchentes que sempre atingem sua casa. Segundo ele essa foi mesmo a maior alagação dos últimos tempos.

Águas baixam lentamente, mesmo com 0,37 centimetros de vazante

Pela marca da água na parede da casa do senhor Raimundo se percebe a lentidão que as águas baixam. Com a vazante de 37 metro fica visível que a água baixou pouco mais de um palmo. “É assim mesmo, água baixa devagar, mas nos próximos dias volta ao normal”, relata Raimundo.

Oficina de motos teve o piso totalmente submerso

Algumas das lojas que foram atingidas pela enchente e tiveram suas instalações invadidas pela água retornaram as atividades normais na manhã desta terça-feira (23) depois da vazante e uma limpeza da área que foi alagada.

Mercantil Fernanda já voltou as atividades

Na área comercial da Avenida Coronel Mâncio Lima os proprietários do Mercantil Fernanda, da Locadora de Veículos Juruá e de uma oficina de motos tiveram seus locais invadidos pelas águas da enchente desde á última quinta-feira (18) e estavam fazendo a limpeza dos locais.

Manoel Almeida, do Mercantil Fernanda, disse a água entrou pela parte de trás do prédio. “Paramos desde sexta-feira porque não dava para atender nenhum cliente, é um prejuízo, mas graças a Deus as coisas já vão voltar a normalidade”, disse.

Locadora de Veículos Juruá teve a energia cortada, mas o gerente destaca que retirou veículos e não parou

Na Locadora de Veículos Juruá o gerente, Adaildo Souza, destaca que mesmo com a água da enchente que chegou no rodapé ele não parou. “Levamos os carros para perto do Supermercado Cameli. Com corte da energia paralisa tudo, mas entendemos que é para a segurança de todos”, disse.

O gerente da Locadora de Veículos Juruá destaca que entende a necessidade do corte da energia
Empresário Ana, do Mercantil Henrique ressalta que outras pessoas ficaram em situações muito piores. A venda da empresa diminuiu, mas não parou

 

A empresária Ana, do Mercantil Henrique, informa que não parou de atender os seus clientes. Os balcões foram suspensos e o atendimento continuou. “Diminui a quantidade de clientes, mas graças a Deus já estamos quase sem água dentro do mercantil”, comemora.

Área comercial do Mercantil Henrique foi invadida pelas águas da enchente