A medição da Agência Nacional de Águas (ANA) informa que o nível do Rio Juruá está com 13,99 metros, numa vazante, até agora de 0,37 centimetros, mas se verifica que as águas baixam lentamente e a maioria das casas que foram atingidas e invadidas permanecem inundadas.
Na casa do senhor Raimundo Risada, localizada nas proximidades da ponte, a água ainda permanece dentro. Ele mora no local há 36 anos e já está acostumado com as enchentes que sempre atingem sua casa. Segundo ele essa foi mesmo a maior alagação dos últimos tempos.
Pela marca da água na parede da casa do senhor Raimundo se percebe a lentidão que as águas baixam. Com a vazante de 37 metro fica visível que a água baixou pouco mais de um palmo. “É assim mesmo, água baixa devagar, mas nos próximos dias volta ao normal”, relata Raimundo.
Algumas das lojas que foram atingidas pela enchente e tiveram suas instalações invadidas pela água retornaram as atividades normais na manhã desta terça-feira (23) depois da vazante e uma limpeza da área que foi alagada.
Na área comercial da Avenida Coronel Mâncio Lima os proprietários do Mercantil Fernanda, da Locadora de Veículos Juruá e de uma oficina de motos tiveram seus locais invadidos pelas águas da enchente desde á última quinta-feira (18) e estavam fazendo a limpeza dos locais.
Manoel Almeida, do Mercantil Fernanda, disse a água entrou pela parte de trás do prédio. “Paramos desde sexta-feira porque não dava para atender nenhum cliente, é um prejuízo, mas graças a Deus as coisas já vão voltar a normalidade”, disse.
Na Locadora de Veículos Juruá o gerente, Adaildo Souza, destaca que mesmo com a água da enchente que chegou no rodapé ele não parou. “Levamos os carros para perto do Supermercado Cameli. Com corte da energia paralisa tudo, mas entendemos que é para a segurança de todos”, disse.
A empresária Ana, do Mercantil Henrique, informa que não parou de atender os seus clientes. Os balcões foram suspensos e o atendimento continuou. “Diminui a quantidade de clientes, mas graças a Deus já estamos quase sem água dentro do mercantil”, comemora.