Uma equipe da Blitz Covid que realizava fiscalização na área comercial do centro da cidade, na manhã desta quarta-feira (3), se deparou com um vendedor de farinha atendendo os clientes sem usar a máscara, equipamento obrigatório para permanência e circulação em locais e estabelecimentos públicos e privados de acordo com o Decreto 8.148, de 28 de fevereiro de 2021.
O decreto assinado pelo governador Gladson Cameli, estabeleceu as novas medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da doença COVID-19, que inclusive torna obrigatório o uso de máscara para circulação em locais públicos.
Advertido da determinação do decreto estadual e municipal sobre o uso da máscara o vendedor a contra gosto e resmungando colocou o equipamento de proteção, mas o tirou logo que a equipe saiu do local. Quando a equipe de fiscalização retornou ele estava novamente sem a máscara.
Questionado o vendedor tratou os policiais com uma palavra obscena. Diante da desobediência ao decreto e ao desacato as autoridades sanitárias, aos policiais militares o vendedor foi conduzido à Delegacia Geral de Polícia Civil para as devidas providências pelo delegado plantonista.
Um dos coordenadores da Blitz Covid, Lindomar Ferreira, pede a compreensão da população para a necessidade do uso dos equipamentos de segurança, como a máscara, para evitar a contaminação das pessoas. “Para permanecer e circular em locais e espaços públicos é obrigatório o uso da máscara”, adverte ao informar que as equipes de fiscalização estão nas ruas.