Desde o dia 29 de março, o Comando de Fronteira Juruá/61º Batalhão de Infantaria de Selva (C Fron Juruá / 61º BIS) deu início à Operação Castanheira I, coordenada pela 17ª Brigada de Infantaria de Selva, localizada em Porto Velho/RO.
Para esta operação, o C Fron Juruá / 61º BIS emprega sua Subunidade operacional, militares do Destacamento Especial de Fronteira (DEF) de São Salvador, localizado em Mâncio Lima e o efetivo do DEF de Marechal Thaumaturgo.
As ações nesta Operação são realizadas em um ambiente interagências em coordenação com Órgãos de Segurança pública como a Polícia Militar do Acre (PMAC), que participa por intermédio da Companhia de Operações Especiais (COE), além de agências, como o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio).
Dentre as atividades, destacam-se Postos de Bloqueio e Controle de Estradas (PBCE), Postos de Controle e Interdição Fluvial (PCIFlu), Patrulhas Motorizadas e Patrulhas Fluviais.
A Operação Castanheira I, no Vale o Juruá, tem por objetivo coibir as ações do Crime Organizado e combater delitos transfronteiriços e ambientais, em um ambiente interagências, bem como intensificar a presença do Exército Brasileiro na Faixa de Fronteira sob responsabilidade do Batalhão e da 17ª Bda Inf Sl.
“Tudo na Amazônia é grandioso”. E proteger a nossa floresta é tarefa para grandes homens e mulheres.