Cruzeiro do Sul, Acre, 27 de novembro de 2024 02:48

Feijó – Tremor de terra da magnitude 4.1 é registrado pela RSBR no Acre

tremordeterrafeijo (2) 900

Um tremor de terra de magnitude 4.1 foi sentido, às 23h21 (hora local), na cidade de Feijó, no Acre e foi registrado por diversas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR).

epicentro do evento foi localizado a 558 quilômetros de profundidade e a 140 km a sudoeste de Tarauacá. Até o momento, não há relatos de que a população local tenha sentido ou ouvido o abalo.

“A maioria dos eventos que ocorre na fronteira do Brasil com o Peru ocorre devido a subdução da Placa de Nazca sob a plataforma Sul-Americana. Os eventos com maior magnitude, acima de 7, podem ser sentidos pela população, pois estes ocorrem a grandes profundidades, acima de 550 km. Os eventos abaixo desta magnitude, em geral, não são percebidos na superfície, exceto por equipamentos especializados”, explicou Marcos Ferreira, geofísico do Serviço Geológico do Brasil – CPRM.

A Escala Richter, por definição, é uma escala logarítmica. Isso quer dizer, por exemplo, que um tremor de intensidade cinco é 10 vezes mais forte que um de escala quatro e, consequentemente, 100 vezes mais forte que um de nível três.

Na Magnitude entre 4 e 6 pode ocorrer quebra vidros, provocar rachaduras nas paredes e deslocar móveis.