Equipe da 1ª Circunscrição de Trânsito (1ª Ciretran) de Cruzeiro do Sul realiza mais uma ação educativa nas escolas do município, desta vez na Escola Divina Providência. Para facilitar a assimilação das orientações sobre educação no trânsito como uma forma mais lúdica do aprendizado foi utilizada uma peça teatral com fantoches.
O gerente da 1ª Ciretran, Izaias Queiroz, destaca que nas ações da campanha Maio Amarelo o Departamento de Trânsito do Acre (Detran/AC) e a 1ª Ciretran realizam diversas ações educativas e de fiscalização, além da implementação de sinalização em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito (Semtrans).
“Nosso trabalho é permanente e envolve a implantação de sinalização e organização do trânsito do município para que possamos controlar melhor e diminuir o número de acidentes de trânsito, principalmente aqueles com vítimas fatais que infelizmente no início do ano ocorreram com mais intensidade, mas felizmente cessaram”, disse.
Isaias Queiroz enaltece e destaca o trabalho da presidente do Detran/AC, Taynara Martins, que além de investir na parte de sinalização e engenharia de trânsito foca muito na parte educativa num constante trabalho de conscientização dos condutores e pedestres e todos os envolvidos para os riscos das imprudências e a necessidade de cada condutor trafegar de forma defensiva.
“O Detran/AC e a 1ª Ciretran são referências em educação no trânsito e ações realizadas nas escolas das redes estaduais e municipais como forma de preparar os futuros condutores para que sejam pessoas que tenham consciência da necessidade de se ter um trânsito seguro para todos e com o menor índice de acidentes possível”, enfatiza.
Na parte de fiscalização o Detran/AC e a 1ª Ciretran realizam um permanente trabalho educativa e de fiscalização para coibir os excessos e a imprudência no trânsito com apoio do Pelotão de Trânsito (Peltran), da Polícia Militar e também com agentes de trânsito do Detran/AC.
“Houve uma situação atípica do início do ano com vítimas fatais, mas há uma necessidade permanente de conscientização dos condutores de motos e carros dos perigos do trânsito e que se todos colaborarem com uma direção defensiva os acidentes com danos materiais, que não são poucos, podem diminuir”, ressalta.
![](https://i0.wp.com/www.vozdonorte.com.br/wp-content/uploads/2022/05/isaias-1111-1.jpg?resize=800%2C450&ssl=1)
A equipe educativa da 1ª Ciretran tem utilizado uma linguagem simples e com a apresentação de peças teatrais com fantoches que atrai e mantém a atenção dos alunos que aprendem sobre as regras do trânsito e principalmente sobre o que deve ser feito quando se está conduzindo um veículo para evitar acidentes.