Para celebrar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18 de maio), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) Náuas promoverá uma live especial com shows e atrações culturais transmitida pelo seu canal no Facebook, nesta sexta-feira (28), a partir das 17h.
O objetivo é, por meio da arte, promover uma maior integração sociocultural e sensibilizar a população sobre a saúde e a luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Luta que inclui a desconstrução da ideia de que se deve isolar estas pessoas, com base apenas nos preconceitos que cercam a doença, e que vem lembrar que, como todo cidadão, estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade e a viver em sociedade.
A live sociocultural faz parte do projeto “ExpressArte – Liberdade de Expressão pelos Ritmos e Cores”, aprovado pela Lei Emergencial Aldir Blanc nº 14.017/2020 no Edital de Arte e Patrimônio nº 002/2020 do Governo do Estado do Acre, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM) e idealizado pela artista musicista e pesquisadora Fiama Natacha.
Um projeto que tem promovido oficinas de arte no CAPs Náuas, estimulando a produção artística dos usuários, com doação inclusive de instrumentos musicais, que vem culminar com a realização deste sarau virtual, apresentando um novo olhar para a importância da arte como terapia no âmbito da saúde mental e contribuindo para a desestigmatização e desinstitucionalização do usuário do serviço de saúde mental. Arte em ação para a liberdade, arte como terapia que alivia sintomas e possibilita, ao mesmo tempo, a prática da vida comunitária em diversas esferas de relações (aluno-professor, artista-público e colegas), a integração e inserção sociocultural e o exercício da cidadania.
O sarau virtual, foi especialmente pensado para essa integração sociocultural e para a valorização dos talentos artísticos dos usuários do CAPS Náuas e de artistas, sendo aberto ao público internauta, que conferirá apresentações tanto de artistas locais como também dos usuários que participaram da oficina de ritmos “Batuque e Expressão”.
Na ocasião, também haverá exposição de telas do artista plástico Chico, que também é usuário do CAPs Náuas. Para assistir a live, basta acessar a página do Cáps Náuas no facebook:
https://www.facebook.com/caps.nauas
ou pelo canal do YouTube da MultiProduções
https://www.youtube.com/c/Multiproduções