Na tribuna da Câmara Municipal na Sessão desta terça-feira (10) o vereador Elter Nóbrega depois de cumprimentar os vereadores e pessoas da comunidade Val Paraíso, no Alto Juruá, que estão passando por uma situação lamentável com referência a posse de suas terras e pedem o apoio dos vereadores de Cruzeiro do Sul afirma que jamais vão se curvar e deixar de apoiar as pessoas da zona rural que fazem as coisas acontecer.
“O vereador Franciney sempre fala muito bem, sempre diz em seus discursos que as pessoas da zona rural são as que mais sofrem e padecem. Mas, temos que passar um pouco dessa etapa, começar a reconhecer e realmente apoiar seja em financiamentos, em estrutura ou infraestrutura porque as pessoas da zona rural precisam de apoio e estão abandonadas há muitos anos e com certeza cansadas de ouvir promessas”, enfatiza o vereador.
Elter Nóbrega avalia que está na hora de partir para a prática com o apoio do governo do Estado, da Prefeitura de Cruzeiro do Sul e do governo Federal que precisam de imediato apoiar as pessoas da zona rural e os produtores para que eles possam produzir cada vez mais.
Ao comentar as palavras do vereador Leandro sobre as críticas a urna eletrônica pelo presidente da República que está em franca campanha pelo voto impresso Elter Nóbrega destacou ser uma irresponsabilidade uma pessoa que foi eleita pelo sistema criticar a forma pela qual foi eleito. “Muito bem colocado pelo vereador Leandro Cândido e se a pessoa avalia que o sistema não é sério renuncia e vai embora”, destaca.
Outro assunto de grande importância debatido pelo vereador Elter Nóbrega na tribuna da Câmara foi a questão das universidades públicas que são responsáveis por 95% das pesquisas feita no Brasil, tiveram cerca de 30% de cortes orçamentários, inclusive a Universidade Federal do Acre (UFAC) que foram atacadas pelo senador Márcio Bittar que investiu contra o ensino superior público do Brasil.
“Vereador Antônio Cosmo quero lhe parabenizar pelo apoio solicitado do senador Márcio Bittar para os moradores do Val Paraíso, mas me desculpe porque o senador foi muito infeliz no comentário que fez de que as universidades públicas estão um lixo e os estudantes deveriam pagar mensalidades. Sou formado na universidade pública, assim como o vereador Gilmar e devo praticamente tudo do meu conhecimento a universidade pública”, disse.
Elter Nóbrega destaca ainda que não teria conseguido se formar se não fosse a universidade porque não nasceu em berço de ouro, não é rico e não teria como pagar a mensalidade ao comentar que não sabe o que está acontecendo com o senador Márcio Bittar que tem falado uma besteira atrás da outra e recentemente também atacou os professores dizendo que são oportunistas.
“É lamentável esse comentário, não considero que as universidades são um lixo e penso que lixo é o que sai das bocas de algumas pessoas que tem pregado isso. E agora ainda vem o Ministro da Educação dizer que a universidade pública tem que ser para poucos porque tem engenheiro dirigindo carro por aplicativo”, disse ao ressaltar que essa situação não é um problema das universidades que tem formado as pessoas e garantido importantes pesquisas.
Segundo Elter Nóbrega esse é um problema do governo Federal que não tem a competência de criar mecanismos econômicos para que essas pessoas sejam inseridas no mercado de trabalho porque a economia no país está um frangalho. “O que me impressiona ainda mais é pobre aplaudindo a cipoada que leva no lombo todos os dias do governo Federal que é um governo das elites e comemorando e defendendo coisas que nem conhece”, afirma.
O vereador afirma que os ataques do governo não se restringem apenas ao voto impresso, mas também ao Banco do Brasil e da Amazônia. “Voto impresso para que? Felizmente não passou a proposta ridícula, tem muita gente passando fome no Brasil e espero que a PEC do Banco da Amazônia não passe porque se passar será o fim do banco da Amazônia e precisamos denunciar esses ataques todos os dias para que eles não se concretizem”, disse.
Ao finalizar seu pronunciamento Elter Nóbrega destacou que esteve numa agenda com o prefeito Zequinha Lima e o vereador Franciney Freitas. “Quero parabenizou o prefeito Zequinha Lima que retornou à produtividade para alguns servidores da prefeitura e o comprometimento de valorizar os funcionários públicos e realiza um trabalho muito bom de recuperação de ruas com a Operação Verão.
“O que destaco é que as portas da prefeitura estão abertas para o diálogo, participei de reuniões com o vereador Gilmar da Saúde para tratar de assuntos dos servidores da saúde que merecem uma recompensa financeira pelo bom trabalho e as coisas tem que ser assim quando precisar criticar vamos criticar e quando tiver que elogiar vamos elogiar. As pessoas do Val Paraíso vamos fazer todos os esforços para atender as necessidades de vocês”, finaliza.