Cruzeiro do Sul, Acre, 14 de janeiro de 2025 23:35

Ação rápida e eficaz dos soldados do fogo evita destruição de casa incendiada e de outras casas vizinhas no bairro da Várzea

fogo 5 capa

Um incêndio na manhã deste sábado (14), por volta das 10:15 horas, no bairro da Várzea numa casa de madeira mista (madeira e alvenaria) levou a ação, depois de acionados, os bombeiros militares do 4º Batalhão Especial de Proteção e Combate a Incêndio Florestal (4º BEPCIF) que atenderam a ocorrência com duas viaturas para o combate ao fogo na residência.

Depois de uma rápida avaliação os bombeiros constataram que o fogo estava concentrado na área dos quartos (três deles foram consumidos – paredes, tetos e cobertura) e verificaram também que o padrão de energia estava desligado momento que os militares iniciaram o combate das chamas com uma linha direta.

Segundo a avaliação do Corpo de Bombeiros, apesar do fogo ter consumido cerca 50% da residência a outra parte foi preservada, além das casas vizinhas que não foram afetadas pela ação do combate feito pelo método de resfriamento onde foram utilizados cerca de três mil litros de água para extinguir as chamas.

As partes mais afetadas pelo fogo, além das dependências dos dormitórios onde as chamas estavam concentradas, foram móveis – camas, guarda-roupas e outros utensílios íntimos. Segundo familiares, o incêndio teve possível origem criminosa causada pelo filho da dona do imóvel que foi preso em flagrante pela Polícia Militar. Ninguém ficou ferido.

O comandante do 4º BEPCIF, Tenente BM Josadac, destacou a ação dos bombeiros militares que agiram rapidamente depois de terem sido acionados para atender a ocorrência de um incêndio numa casa de madeira cujo tipo de sinistro se propaga rapidamente pelo material combustível presente que é a madeira. “Devido a rápida ação foi possível salvaguardar a maior parte da casa deixando o incêndio restrito a apenas três cômodos da casa”, enfatiza o comandante.

Josadac ressaltou que não houve feridos ou vítimas e durante o combate ao incêndio os bombeiros fizeram um controle de exposição com resfriamento das casas vizinhas para o fogo não passar através da irradiação. “Não houve vítimas e o incêndio ficou restrito aos danos e prejuízos dos três cômodos onde se deu início ao incêndio”, destacou.

Os dormitórios foram destruídos pelo fogo, mas a ação dos bombeiros militares preservou o restante da casa e que o fogo atingisse as casas vizinhas