Cruzeiro do Sul, Acre, 10 de janeiro de 2025 08:14

5 VEÍCULOS QUE COMPENSAM COMPRAR NO MERCADO DE SEMINOVOS

Descubra todos os motivos pelos quais você deve comprar um seminovo ao invés de um zero quilômetro - Créditos: Pexels

Do ponto de vista puramente financeiro, comprar carros novos é um mau investimento. Alguns veículos chegam a perder até 30% do valor apenas ao saírem de uma concessionária, por exemplo. Se a ideia é fazer um financiamento para comprar um gol à venda ou um Fiat uno, saiba que sem um grande pagamento inicial, você poderia ficar “de cabeça para baixo” em seu empréstimo pela maior parte de sua vida, o que significa que você deve mais do que o veículo vale. Esse patrimônio líquido negativo pode se tornar um problema nas circunstâncias erradas. As garantias, pacotes, etc. que, vêm com a maioria dos carros novos, geralmente decorrem assim que o carro fica velho o suficiente para começar a apresentar falhas em peças. Uma boa regra geral para a desvalorização de revenda: os carros perdem 20% de seu valor no primeiro ano e 15% ao ano depois disso. Por isso, investir em um carro usado pode ser uma saída econômica e inteligente, além é claro de outros motivos que você confere a seguir, neste artigo.

DESVALORIZAÇÃO: Não é novidade que o valor dos veículos se desvaloriza com o passar o tempo, isso é claro com algumas exceções pendentes. Comprar um carro novo como investimento pode ser uma péssima ideia, e se ao invés disso você investisse em um Onix seminovo? Os carros estão durando cada vez mais, mas ainda perdem a maior parte de seu valor, no início de sua vida útil. Embora alguns modelos, como é o caso do Fiat Uno, lidem com a depreciação melhor do que outros, a maioria dos compradores pode esperar que um carro novo perca até 50% de seu valor dentro de três anos após sair do lote. Para todas as vantagens que vêm embaladas com veículos novos (garantias, manutenção gratuita, baixo financiamento), a inevitável lei da desvalorização continua a ser um custo substancial e um grande motivo para usar as concessionárias de seminovos para checar os modelos de Fox, Pálio ou Gol à venda, de acordo com a sua preferência.

MAIS CARRO POR MENOS PREÇO: É aqui que comprar um carro usado pode ser muito mais divertido do que fazer um orçamento para um novo. Graças a essa desvalorização incômoda, seu dinheiro suado pode levá-lo muito mais longe no mercado de carros usados ​​do que se você fosse comprar um novo. Seu orçamento pode permitir apenas um acabamento básico ou um carro básico no novo mercado, mas se você comprar usados, esse mesmo orçamento pode comprar algo significativamente mais sofisticado, como um Onix seminovo top de linha ou melhor equipado.

SEGURO MAIS EM CONTA: O valor do seu carro é o item principal que sua seguradora considera ao determinar as taxas. Ou seja, quanto mais valioso é um carro, mais dinheiro a seguradora potencialmente terá para desembolsar, em caso de um acidente. É compreensível que um Fiat uno seminovo custe menos para segurar do que um comprado nov. Você pode não notar a diferença entre o seu Fiat uno e um novo, mas fique tranquilo, sua seguradora perceberá.

PEÇAS DE REPOSIÇÃO: Uma das belezas do mercado de carros usados ​​é o potencial inflexível das comunidades do mercado de reposição. Esteja você comprando um gol à venda ou Onix seminovo, certamente há um fórum ou grupo na internet dedicado a proprietários como você. Sem contar que, grande parte dos carros populares produzidos no Brasil, mesmo estando fora de linha, ainda possuem peças de reposição disponíveis nas concessionárias.

DESVALORIZAÇÃO MENOR: Como já falamos no primeiro tópico, a desvalorização de um automóvel pode ser um grande problema para veículos novos. Todo carro sofre com a desvalorização, mas um carro usado tem uma vantagem, quando comparado a um carro novo. A desvalorização de um veículo seminovo é mais lenta em comparação com um carro novo. Vamos descobrir como: A depreciação de um veículo atinge seu pico durante os primeiros três anos de compra. Quando você está comprando um carro usado, obviamente irá comprá-lo a um preço que já sofreu grande depreciação. Com isso, o valor de mercado de um Onix seminovo, por exemplo, não se torna tão baixo, após 3 anos de uso, do que o um 0 quilômetro.