Cruzeiro do Sul, Acre, 27 de novembro de 2024 21:32

Vereador Elter Nóbrega pede recuperação de pontes de madeira na Mâncio Lima, construção de uma calçada no Colégio Militar e segurança para conselheiros tutelares

elter nova (1)

O vereador Elter Nóbrega usou a tribuna da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, na sessão desta terça-feira (31) e em seu discurso inicialmente saudou o presidente da Mesa Diretora, vereador Franciney Freitas, os demais colegas vereadores, funcionários e assessores, a imprensa, as pessoas da galeria em nome da professora Celene Lourenço, seu esposo José, Ozilene, Rui e o secretário de Administração da prefeitura, Jonas.

“Sempre rogamos por sabedoria de ambas as partes, sabemos que o movimento grevista é o último recurso que o trabalhador tem, ninguém gosta de fazer greve porque é muito desgastante. Sou favorável as greves, já fiz algumas e ainda vou participar de tantas quantas forem necessárias e provavelmente os bancários farão uma greve este ano”, disse ao informar ao vereador Gilmar que os bancários também não pararam na pandemia.

“Fomos considerados serviço essencial, não tivemos prioridade na vacina, fomos enganados pelo próprio governador em algumas situações, mas acredito que o município possa chamar para um acordo os servidores da saúde para que logo se encerre o movimento grevista e os servidores possam ter uma melhoria salarial de acordo com as possibilidades, não tratamos com falácia, queremos que se resolva o impasse”, enfatizou o vereador.

Elter Nóbrega destacou em seu discurso que na Câmara Federal foi retirado de pauta nesta terça-feira o projeto de lei que autorizava a cobrança de mensalidade nas universidades públicas. “Um projeto absurdo de cobrar mensalidades nas universidades federais, não sabemos se o projeto poder voltar e ser aprovado na calada da noite. Do congresso que temos e das posturas que o governo federal não podemos esperar muita coisa”, disse.

O vereador aproveitou seu discurso para lembrar de uma reclamação feita novamente momento que solicitou à Mesa Diretora oficiar ao Secretário de Infraestrutura do governo do Estado a respeito das pontes da Avenida Coronel Mâncio Lima que ligam uma avenida a outra que estão em estado lastimável correndo risco de acontecer um acidente e o Estado ser responsabilidade e pediu para que seja solucionado esse problema o mais rápido possível.

Ao comentar sobre o que falou o vereador Márcio da Farinha que muitas vezes os vereadores aplaudem os secretários da Prefeitura o vereador Elter Nóbrega ressaltou que quando os problemas são resolvidos é preciso agradecer mesmo. “Um exemplo é a situação das crianças que estudam na Escola Emídio Braga, na Boca da Alemanha e moram na Boca da Onça, local muito distante que não tinham ônibus e agora depois da sua reivindicação já tem o ônibus para o transporte”, disse ao agradecer.

A construção de duas paradas no Ramal da Onça para mais de 30 crianças que estão sendo providenciada pelo secretário de Transporte e Trânsito, Fábio Filho, foi destacada pelo vereador que citou também uma reivindicação feita ao prefeito Zequinha Lima na Rua Joaquim Távora e outra da Rua Leopoldo de Bulhões que inclusive já causou problemas aos moradores que devem ser resolvidos pela prefeitura.

“Quero apresentar a Indicação nº 009/2022, referente a construção de uma calçada no Colégio Militar, para que o secretário de Obras, Josinaldo Batista, possa providenciar um calçamento descente porque aquelas crianças correm risco de morte. A Indicação nº 10 é sobre a rotatória da Rua Alfredo Teles que tem acarretados muitos problemas e recebi muitas queixas de pais de alunos”, ressalta.

Outra solicitação de apoio foi feita pelo vereador foi para os conselheiros tutelares que precisam de segurança porque o serviço é sério e as vezes eles são ameaçados. “Os conselheiros tutelares apuram denúncias sérias, eles não usam armas e não tem como se defender sendo importante a prefeitura dar um suporte melhor porque o risco é muito grande”, destacou momento que concedeu aparte ao vereador Clerton Souza.

O vereador Clerton Souza, em aparte ao discurso do vereador Elter Nóbrega, o parabenizou pela defesa dos conselheiros tutelares. “Trabalhei no CREAS com o Conselho Tutelar e numa das abordagens com um conselheiro tutelar tivemos que correr porque a pessoa puxou um facão. Então, essa abordagem que o senhor faz é muito importante e lhe parabenizo pelo cuidado e olhar especial pelos conselheiros tutelares”, disse.

Ao Chefe do Setor de Iluminação, Orlando Vagalume, o vereador solicitou colocar lâmpadas nos postes da rua que passa em frente da antiga Asmirrex que está numa escuridão e coloca em risco as pessoas que caminham no local além de requerimento para o Secretário Igoor Neves para remoção de uma lixeira próxima a Escola Gente Miúda onde urubus e cachorros espalham o lixo e as pessoas pedem a remoção da lixeira.

Em aparte ao discurso do vereador Elter Nóbrega o vereador Zaldo Mototáxi solicitou ao mesmo que como representante do Sindicato dos Bancários para tomar providências com o Banco Santander ao informar que uma senhora passou uma hora na fila e quando chegou no caixa eletrônico para fazer o saque o dinheiro tinha acabado e a mesma ficou sem atendimento momento que Elter Nóbrega destacou que o assunto necessita de uma pauta que deverá ser realizada com a superintendência do banco em Rio Branco.