A Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul recebeu no início da tarde desta segunda-feira (04) a doação de cerca de R$ 600 mil em medicamentos de alta e média complexidade – Ivermectina, azitromicina, adrenalina, soro e outros usados contra a Covid-19 e outras doenças – doados pelo governo do Amazonas, através da Prefeitura de Guajará (AM).
A solenidade de entrega dos medicamentos aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Saúde (PAM) com a presença dos prefeitos Zequinha Lima e Ordean Silva (Progressistas), dos secretários de Saúde dos dois municípios, Braz Melo e Dr. Agnaldo Lima, além do secretário de Agricultura e Pesca, Elenildo Nascimento, de Transportes e Trânsito Fábio Filho, de Comunicação Francisco Melo (Chico Melo), Chefe de Gabinete, professor Ney Wiilians, assessor de Articulação Política José Maria e demais assessores.
O presidente da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, vereador Franciney Freitas (PP), que estava acompanhado dos vereadores Elter Nóbrega (PROS), Zaldo Mototáxi (PROS), Leandro Cândido (PP), João Keleu (PP), Gilmar Giles (PDT) e Betão da BR (PSD), prestigiou o ato que marca o início de uma grande parceria entre os dois municípios, como avalia o prefeito Zequinha Lima.
O diretor Clínico do Hospital Regional do Juruá, médico cirurgião Marlon Holanda e a gestora da Associação Nossa Senhora da Saúde (Ansau), Irmã Nair, que administra a unidade que é referência no tratamento da Covid-19 e outras doenças e há muitos anos atende centenas de pacientes dos municípios amazonenses.
O Médico Cirurgião, Dr. Marlon Holanda, diretor Clínico do Hospital Regional, avaliou como de grande importância a doação dos medicamentos que deverão ser usados no cotidiano da unidade que atende todos os meses milhares de pacientes dos sete municípios da regional, inclusive vindos de municípios do Amazonas.
“Agradecemos esse momento singular dessa parceria entre os municípios de Guajará e Cruzeiro do Sul que também vai beneficiar o Hospital Regional do Juruá, que é a referência para o atendimento da Covid-19 e também de outras doenças essa medicação doada será usada diariamente no hospital para salvar vidas”, avalia.
O vice-prefeito Henrique Afonso (PSD) destacou como um um momento singular para os municípios de Guajará e Cruzeiro do Sul, logo no início da gestão. “Sou grato a Deus por estar participando deste feito que considero inédito, extremamente inspirador neste momento que temos que cada vez mais compartilhar as soluções e dividir as responsabilidades com os grandes problemas”, disse.
Henrique Afonso destacou que numa conversa com o prefeito Zequinha Lima viu que ele está vislumbrado com esse gesto do prefeito Ordean. “Agradecemos a Deus por nesse primeiro dia oficial de trabalho na gestão já termos essa parceria uma esperança que o povo de Guajará e de Cruzeiro do Sul precisam de soluções como esta para o enfrentamento dos problemas”, ressaltou.
O prefeito Zequinha Lima destacou que o ato da doação dos medicamentos deverá salvar muitas vidas em Cruzeiro do Sul e representa o fim das barreiras entre os limites de Cruzeiro do Sul e Guajará e o início de uma grande parceria com o governo do Amazonas e a Prefeitura de Guajará, através do governo do Amazonas.
“Estamos firmando aqui essa grande parceria, quero agradecer ao governo do Amazonas e em especial ao prefeito Ordean Silva. Depois que terminou a eleição temos dialogado muito no sentido de quebrarmos algumas barreiras existentes entre os dois municípios, através de parcerias que possam beneficiar nossa população”, afirma.
Zequinha Lima destacou que a prefeitura de Guajará conseguiu com o governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Saúde, a doação de cerca de R$ 600 mil de medicamentos que serão doados para o Hospital Regional do Juruá e também para os postos de saúde do município numa ação muito impor