Cruzeiro do Sul, Acre, 13 de fevereiro de 2025 09:23

Acadêmico do Curso de Direito da UFAC usa Tribuna Popular para debater sobre Água e Esgoto

izuboa900

“Apenas 10% da população acreana tem direito ao saneamento básico e coleta de esgoto e 50% de água tratada” – Yzaahu Paiva

O presidente da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, vereador Franciney Freitas (Progressistas), na sessão da última terça-feira (05), usando de suas atribuições e para atender ao Regimento Interno que concede o uso da Tribuna Popular a cidadão que tenha seu requerimento aprovado pelo Plenário da Casa para debater sobre assunto de interesse público.

Antes do Pequeno Expediente o presidente concedeu o uso da Tribuna Popular, por até 15 minutos, ao acadêmico curso de Direito, do Campus Floresta, da Universidade Federal do Acre (UFAC), Izaahu Paiva, de acordo com o art. 204 e 205 do Regimento Interno da Câmara Municipal, que tratou do assunto “Água e esgoto do município de Cruzeiro do Sul”.

No discurso do acadêmico ele destacou dados alarmantes que comprovam que apenas 10% da população acreana tem direito ao saneamento básico e também que um dos graves problemas do saneamento de Cruzeiro do Sul é gerado pelo Depasa que só entrega seus serviços a apenas 10% da população e é responsável pelo sistema de água e esgoto no Acre.

Veja o discurso do acadêmico:

Veja o que disseram os vereadores: 

O vereador João Keleu destacou a importância do tema trazido à Tribuna Popular pelo acadêmico da UFAC. “Parabéns Isau pela iniciativa, voce tem 22 anos e já se preocupa com tema tão pertinente. Infelizmente os nossos poderes Executivo e Legislativo não sabem a importância da água e esgoto que com certeza se fosse tratados corretamente seriam uma fonte de saúde à nossa população e toda a sociedade”, disse.

Keleu, destacou a juventude do jovem acadêmico, que está cheio de sonhos, mas ressaltou que se tivesse emendas parlamentares para trabalhar no seu bairro mandaria colocar bueiros no bairro do Remanso e Telégrafo. “Sei da dificuldade, quero parabenizar e a situação triste dos conjuntos habitacionais de Cruzeiro do Sul que estão abandonados é um exemplo desse grave problema na nossa cidade”.

O vereador Cristiano Rodrigues parabenizou o acadêmico pelo discurso e pela iniciativa de debater o problema da água e do esgoto. “Conheço o Estado do Amapá, citado por vossa senhoria, é muito parecido mesmo com o Acre e a questão do saneamento e esgoto a céu aberto é um dos graves problemas do nosso município. Se no Amapá eles conseguiram também poderemos. O que puder fazer estou a disposição, na sessão anterior tratei sobre o problema dos conjuntos habitacionais e a questão do esgoto a céu aberto é o maior problema que a população enfrenta que causa inclusive muitas doenças.

O vereador Clerton Souza parabenizou o acadêmico pela escolha do tema para debate na tribuna popular. “É lastimável a situação dos conjuntos habitacionais de Cruzeiro do Sul. Os vereadores há mais de um ano estão reivindicando do governo do Estado solução para esse problema e lhe parabenizo porque sua sugestão será com certeza bem vinda a essa Casa”.

O vereador Antônio Cosmo parabenizou o jovem acadêmico pela iniciativa de trazer a Casa o debate sobre agua e esgoto ao destacar que o Acre é campeão na questão do esgoto a céu aberto ao ressaltar que cruzeiro do sul tem avançado muito neste setor ao lembrar ser um problema complexo e que a prefeitura colocou no bairro do Aeroporto Velho, perto do Ginásio Coberto, cerca de 700 bueiros. “Acredito que é um avanço, os prefeitos anteriores e o atual prefeito tem feito um serviço importante tirando as pessoas da lama. É um problema muito complexo, que poucas autoridades gostam de trabalhar porque aparece muito pouco. Temos um déficit grande no fornecimento de água tratada a população e temos que fazer uma campanha junto as pessoas para pagar a taxa de limpeza e esgoto. Apenas 10% da população paga sua conta de água. E precisamos de levantamentos para saber os problemas que podem causar prejuízos na saúde do povo.

O vereador Gilmar da Saúde parabenizou o Yzaahu pelo tema apresentado ao ressaltar que falar de saneamento básico e água é falar de saúde. “Se criasse um pronto socorro e maternidade em cada bairro ainda assim não teríamos sucesso nas questões de saúde da população porque o principal é investir em água tratada e saneamento básico. Infelizmente fazemos grandes debates sobre esses temas, mas nas eleições a população vota em empresários e fazendeiros que não querem nem saber desses temas. Muitas mulheres, por exemplo, perderam seu esposo por estarem sangrando e não conseguiram fazer sua cirurgia, tema que tem sido debatido pelos vereadores há cerca de um ano. Agora, graças a Deus, parece que vão começar a fazer as cirurgias na maternidade.

O vereador Franciney Freitas destacou que os vereadores tem debatido permanentemente sobre saneamento básico ao lembrar que o ex-prefeito Ilderlei Cordeiro comprou cerca de 30 mil bueiros, algo em torno de três quilômetros de bueiro, mas a situação é tão complexa que quase não se vê onde foram colocados. Mas, é preciso que o Poder Público possa orientar a população para que não jogue nos córregos o lixo da sua casa. Fizemos hoje a limpeza do bairro Miritizal do lixo trazido pelas águas da enchente e a população tem que colaborar com essa questão da limpeza pública e colocar o lixo dentro da caixa de lixo.

O vereador Altemar da Santa Rosa, apresentou uma experiência da cidade de Cochambamba, na Bolívia, onde o próprio morador é que coloca o lixo no caminhão de lixo. “Precisamos educar o povão naquela forma de colocar e tratar o lixo para que não acarreta tantos problemas. O modelo de Cochabamba é muito bom e o que precisamos é conscientiza”, disse.