A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) divulgou, nesta terça-feira (04), a primeira morte por Influenza A no Acre de uma paciente de Cruzeiro do Sul. Uma mulher de 32 anos, morreu no dia 28 de dezembro e a confirmação foi feita após resultado de exame feito no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Rio Branco.
O marido da mulher disse que ela foi internada duas vezes no Hospital do Juruá, com suspeita de Covid-19 e com sintomas gripais e não resistiu. Desde o mês de dezembro um grande surto de síndrome gripal tem atingido à população de Cruzeiro do Sul e dos municípios acreanos com o registro de mais de cinco mil casos em Rio Branco.
A Covid e as síndromes gripais apresentam sintomas similares: tosse, dor de garganta, mal-estar, dores no corpo e cansaço. Por isso logo que sinta os sintomas é importante buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para saber se precisa atendimento no Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul especializado no tratamento da Covid-19.