Cruzeiro do Sul, Acre, 15 de janeiro de 2025 08:01

Acreanos capturam peixe que pode pesar mais de 200 quilos em rio no interior da Bolívia

Iranildo Corrêa da Silva, o Mano, com Cirley Oliveira da Cunha, conhecido Xis, após chegada em Epitaciolândia - Foto: Jonys David "Ceará"

O peixe é conhecido como Piraíba, Piratinga ou Piranambu

Os amigos Cirley Oliveira da Cunha, conhecido como ‘Xis’, e Ironildo Corrêa da Silva, o ‘Mano’, tiveram uma grande surpresa durante uma pescaria no rio Manobare, no interior da Bolívia.

De acordo com Xis, irmão do senador acreano Sérgio Petecão, eles saíram da cidade de Epitaciolândia na quinta-feira (25) e após cinco horas de carro e três horas de barco, alcançaram o local da pesca. Durante a pescaria, Ironildo sentiu algo fisgar o anzol e iniciou uma “batalha” que demorou cerca de três horas para ser vencida.

O resultado foi um peixe Brachyplatystoma filamentosum, também conhecido como Piraíba, Piratinga ou Piranambu, um peixe de água doce da região amazônica da América do Sul que pode alcançar até 2,50 metros de comprimento e 300 quilos de peso.

Ironildo corrêa da Silva, o ‘Mano’, juntamente com Cirley Oliveira da Cunha, conhecido como ‘Xis’, após chegada em Epitaciolândia com o peixe – Foto: Jonys David ‘Ceará’

O peixe capturado tinha aproximadamente 2,40 metros e provavelmente ultrapassava os 200 quilos, mas não pôde ser pesado no local, pois suas vísceras já haviam sido retiradas e não havia balança disponível.

O Piraíba é uma espécie temida pelas comunidades ribeirinhas, pois muitos acreditam que ele é capaz de engolir uma pessoa de estatura média. Muitos curiosos que passavam pelo local aproveitaram para tirar fotos do peixe raro, que foi dividido posteriormente em partes e colocado para gelar.

Com colaboração de Alexandre Lima, do Alto Acre.