Cruzeiro do Sul, Acre, 22 de dezembro de 2024 23:50

Aglomerações na agência da CAIXA e outros locais preocupa autoridades devido a pandemia da Covid-19

Grande aglomeração e forma quase que diariamente na frente da Agência da CAIXA de pessoas que na sua maioria buscam receber o Auxílio Emergencial

A aglomeração que vem sendo feita na maioria dos dias da semana na Agência da Caixa Econômica Federal (CAIXA), por pessoas que aguardam o recebimento do Auxílio Emergencial do governo Federal, preocupa as autoridades sanitárias e a Promotoria de Justiça de Cruzeiro do Sul, devido a pandemia da Covid-19.

Quase diariamente a cena se repete na frente da Agência da CAIXA e na Praça Orleir Cameli onde as pessoas ficam expostas na longa fila, apesar da cobertura de lona, inclusive com um grande número delas sem a máscara de proteção ou com a mesma abaixo do nariz e só a colocam no momento de entrar para o atendimento causando grande risco de contaminação.

Na manhã desta segunda-feira (25), mais uma vez a grande aglomeração que chama a atenção de quem passa pelo local se formou, com pico nas proximidades do fechamento da Agência, por volta das 13:00 horas, momento em que ainda havia centenas de pessoas esperando o atendimento.

O assunto foi debate abordado por várias das autoridades que participaram da reunião promovido pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul com os empresários para alinhamento dos procedimentos sanitários que tem sido negligenciados nestes últimos meses e que pode ser uma das causas do aumento do número de pacientes internados no Hospital de Campanha.

Médica infectologista alerta para proximidade de colapso em Cruzeiro do Sul devido o aumento do número de pessoas infectadas e internadas

A médica infectologista, Dra. Rita da Cássia Lima, classificou como muito grave as aglomerações constatadas no município e também a falta de cuidados sanitários nos comércios, além da aglomeração diária feita pela fila da CAIXA. “A máscara e as medidas de orientações sanitárias salvam tanto a vida da pessoa quanto a parte do comércio”, avaliou preocupada.

“Na hora que não tiver leito à pessoa ficará sem atendimento, então a população tem que realmente entender que tem que fazer sua parte usando a máscara quando estiver na rua. Estou muito preocupada de que Cruzeiro do Sul possa se tornar uma Manaus ou uma Rondônia. Temos 42 pacientes internados na clínica médica e 13 na UTI Covid-19)”, informa.

Secretário Municipal de Saúde, Dr. Agnaldo Lima, alertou para a necessidade de retomada dos cuidado sanitários pelo comércio e população devido a gravidade do vírus

Na reunião com os empresários o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Agnaldo Lima, destacou o problema da aglomeração que precisa ser solucionado com urgência e a implantação de ações que precisam ser cumpridas pela sociedade. “Tenho certeza que muitos daqui já perderam algum parente ou amigo. Guardem seus pais, minha família fez isso e quero agradecer a todos os empresários presente com o objetivo de colaborar”, disse ao anunciar as ações que o município estará implantando.

“Precisamos do comércio e estamos dispostos a colaborar para minimizar os números e o sofrimento dos familiares que estão perdendo seus ente queridos. Vamos implantar barreiras de orientação em quatro pontos, fazer desinfecção de locais públicos e privados, conscientizar as pessoas da necessidade de lavar as mãos, usar álcool em gel e a máscara. Em oito dias atendemos quase 350 pessoas e ainda não sabemos quantos estão positivos. Em 20 dias foram mais de 800 atendimentos. Estamos numa crescente muito rápida”, afirma.

Prefeito Zequinha Lima alerta para o risco de um fechamento do comercio devido ao número de pacientes internados nos hospitais do município que tem crescido gradativamente

O prefeito Zequinha Lima anunciou medidas para conscientização da população para o enfrentamento ao vírus da Covid-19 ao citar o problema da grande aglomeração que está sendo feita na Agência da CAIXA.

“Precisamos aumentar a fiscalização nos estabelecimentos comerciais, não permitir que ninguém entre nos comércios sem máscara, que tenha álcool em gel na entrada e manter o totem. É preciso ser duro com estes cuidados de uso de álcool em gel, de máscara e o distanciamento para voltarmos à normalidade”, destacou o prefeito. “Quantos menos pessoas circularem menos o vírus vai circular”, orientou o prefeito.

O prefeito Zequinha Lima informou ainda que serão realizadas blitz em locais onde tem aglomeração de muitas pessoas, reunião com os gerentes das agências bancárias para que também deem sua contribuição, desinfecção de estabelecimentos públicos e depois dos privados, além de campanhas publicitárias nas rádios e na imprensa, inclusive com propaganda volante.