As filas nos bancos – Bradesco, Caixa Econômica Federal (CAIXA) e Banco do Brasil, além das Casas Lotéricas – desde cedo da manhã desta segunda-feira (29) causaram uma grande aglomeração que configura um risco iminente e uma negligência com referência ao distanciamento social orientado pelas autoridades de saúde devido a pandemia da Covid-19.
O que se percebe é que não há uma organização das referidas filas pelas instituições e até mesmo as pessoas que tem prioridades não estão sendo, em alguns casos, contempladas com o atendimento diferenciado. Apesar da maioria das pessoas estarem de máscara, alguns ainda a colocam de forma irregular no queixo e uns poucos ainda estão sem o equipamento.
No Banco do Brasil a causa do grande número de pessoas na fila na frente da Agência, segundo avaliação da gerência, se deu por conta do pagamento dos servidores públicos da Prefeitura de Cruzeiro do Sul e do Governo do Estado que coincidentemente foram liberados na mesma data o que gerou a aglomeração vista pela manhã.
A gerência informa que, para cumprir as determinações das autoridades de saúde, não pode liberar para que todos os clientes entrem na agência e está sendo liberada a entrada de 10 pessoas com prioridades e outras 10 no atendimento normal para não causar aglomeração no recinto interno. Nos caixas eletrônicos a entrada está sendo controlada pelo mesmo motivo.
“O ideal é o pagamento dos servidores públicos ser programado em datas diferentes para não causar aglomeração. O que estamos fazendo é atender os clientes de forma controlada para atender da melhor maneira possível a população”, informa a gerente interina ao avaliar que mesmo com o número maior de clientes o atendimento está controle.
Nas demais agências e lotéricas a demanda por atendimento é grande e as filas se formam sem controle na frente dos prédios o que gera com certeza uma aglomeração preocupante. O maior problema é que o distanciamento social não consegue ser cumprido e as pessoas correm o risco de serem contaminadas caso alguém esteja com a doença.
Outra avaliação preocupante referente a aglomeração é que nos finais de semana, nas vésperas do lockdown, a grande quantidade de pessoas nos supermercados tem causado grandes filas nos caixas e mesmo com as marcações da distância as pessoas se aglomeram. As grandes filas sem distanciamento social podem comprometer o resultado do lockdown.