A Lei nº Lei nº 1.019/2024 homenageia In Memorian a microscopista Jaqueline de Souza Andrade
Uma solenidade de grande emoção no auditório do Posto da 25 de Agosto, na manhã desta quarta-feira (26), marcou a sanção da Lei de autoria do vereador Gilmar da Saúde (PDT), aprovada pelo Poder Legislativo, que cria o Dia Municipal do Microscopista que teve seu autógrafo assinado pelo vice-prefeito Henrique Afonso.
O Projeto de Lei de autoria do vereador Gilmar da Saúde cria o Dia Municipal do Microscopista, um profissional de extrema importância para o Sistema Único de Saúde (SUS) que realiza o diagnóstico de doenças endêmicas da nossa região como a leishmaniose, doença de chagas e principalmente a malária.
“Vale destacar que sem o diagnóstico dessas doenças, feito por esses profissionais, seria impossível tratá-las e curá-las”, avalia o vereador Gilmar da Saúde ao enfatizar a importância da sanção da Lei nº 1.019/2024 que é uma forma de reconhecimento e valorização do trabalho desses profissionais.
Gilmar da Saúde destaca que sua proposta é de que além de comemorar esse dia se possa realizar atividades científicas de qualificação e aperfeiçoamento profissional e ainda ser um momento oportuno para discutir melhorias das condições de trabalho e remuneração dos microscopistas.
“Passamos quase seis meses estudando e trabalhando na criação desta Lei para fazer justiça a esses trabalhadores”, ressalta o vereador Gilmar da Saúde ao enfatizar que a lei sancionada homenageia in memorian uma microscopista de excelência e sua amiga Jaqueline de Souza Andrade.
“A microscopista Jaqueline Souza Andrade foi uma profissional de excelência que contribuiu bastante na saúde de Cruzeiro do Sul, que lutou bravamente contra o câncer, mas foi descansar no reino celestial no ano passado, no dia 10 de julho de 2023 e recebe essa singela homenagem. Me sinto feliz em contribuir para a concretização desse momento de reconhecimento profissional, principalmente dos microscopistas que atuam diretamente no tratamento da malária”, finaliza.