A situação crítica do número de infectados pelo novo Coronavírus preocupa bastante as autoridades da saúde e o prefeito Zequinha Lima (Progressistas) pelo aumento crescente de pessoas internadas no Hospital de Campanha, especializado em tratamento da Covid-19, que nas últimas semanas aumentou consideravelmente, inclusive o número de mortes causadas pela doença.
O prefeito Zequinha lima inicia nos meios de comunicação uma campanha publicitária de orientação à população para os cuidados necessários para evitar a contaminação pela Covid-19 e apela para que não aconteçam aglomerações e sejam observados os cuidados sanitários de lavar as mãos, ficar em casa e principalmente usar máscara quando houver necessidade de sair à rua.
Você Lembra disso? Este é o tema da campanha que mostra o tempo anterior a Covid-19 onde havia total liberdade de sair de casa para passear, ir ao comércio, abraçar. Com a inesperada chegada da doença, apesar das orientações das autoridades sanitárias a população precisa dar atenção as recomendações para diminuir o número de infectados e esse tempo passe sem traumas maiores.
Nesta quinta-feira (28) o número de pacientes internados no Hospital de Campanha é de 63, sendo 49 na clínica médica e 14 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo desses oito de Cruzeiro do Sul e seis de Mâncio Lima. Um paciente foi transferido para a clínica médica geral, oito tiveram alta e houve mais uma morte de uma pessoa de 70 anos de Cruzeiro do Sul.
As aglomerações são a grande preocupação das autoridades, principalmente as causadas pelas filas dos bancos, com destaque para a da Agência da Caixa Econômica Federal (CAIXA) responsável pelo pagamento do Auxílio Emergencial, mas também as causadas nos bares da cidade. O governador Gladson Cameli, na segunda-feira (25) decretou o toque de recolher a partir das 22:00 horas.
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), registra nesta quarta-feira (27) 345 novos casos de infecção por coronavírus, sendo 178 casos confirmados por exame de RT-PCR e 166 testes rápidos. O número de infectados subiu de 46.774 para 47.119 nas últimas 24 horas.
Na quarta-feira foram identificados 257 pacientes internados nos estabelecimentos monitorados, dos quais 164 com teste positivo para Covid-19. Do total hospitalizado, 61 estão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 196 em leitos (clínicos, obstétricos ou pediátricos), conforme detalhado na Figura 1.
A Figura 2 apresenta dados das 226 internações em Hospitais da Rede SUS, especificando o tipo de leito existente para tratamento da SRAG, bem como a taxa de ocupação. A média de internações geral foi de 241 pacientes, observando-se, hoje, um aumento de 9,0% no total de internações (em relação à média dos últimos 7 dias).