Cruzeiro do Sul, Acre, 22 de dezembro de 2024 12:45

ALERTA – Criança de dois meses está internada com Covid-19 no Hospital de Campanha

CRIANCASINTERNADAS

Uma criança de dois meses de vida está internada na enfermaria da Unidade especializada de tratamento da Covid no Hospital de Campanha do Juruá. Uma outra criança de 11 anos também está na mesma unidade com sintomas da doença. O quadro de saúde delas é estável.

Apesar de pandemia do novo coronavírus ser perigosa especialmente aos idosos e pessoas com doenças pré-existentes, a infecção do vírus também pode provocar sintomas graves em crianças. No Acre, tem aumentado o número de casos envolvendo crianças, inclusive com mortes de um bebê de Xapuri no início do mês de janeiro. Na primeira fase da pandemia também morreu uma criança em Cruzeiro do Sul.

Segundo um especialista nas crianças os sintomas da Covid-19 são os mesmos que se apresentam em adultos: febre, tosse, dor de garganta, congestão nasal, mal-estar, dor muscular, diarreia, náuseas, vômitos ou dor de cabeça e em casos moderados a criança tem dificuldade respiratória ou respiração acelerada (taquipneia).

Em quadro grave a criança pode apresentar incapacidade de mamar ou ingerir líquidos, letargia, convulsões ou inconsciência. Fique atento aos sinais de alerta e procure um médico. Entre as crianças, os bebês de até 2 anos são os mais vulneráveis e, por isso, estão incluídos no chamado “grupo de risco que tem maior risco de desenvolver quadros graves.

As crianças menores de 2 anos ou com doenças pulmonares crônicas, como asma não controlada e fibrose cística, doenças cardíacas, diabetes, insuficiência renal e também qualquer patologia que curse com imunodepressão são consideradas do grupo de risco e os pais tem que atenção especial para levar ao médico com urgência ao perceber sintomas.

Segundo o médico quando seu filho tiver febre alta por mais de três dias, falta de ar, tosse seca, desânimo ou alterações gastrointestinais, é um indicativo que merece ser avaliado por um profissional de saúde e de conversar com o seu pediatra para que ele avalie o quadro clínico e veja a necessidade de ir ao hospital.

Em bebês, é importante estar ainda mais atento aos sinais. Se ficarem prostrados, ou seja, mais cansados que o habitual, ou apresentarem pele e lábios arroxeados, recomenda-se ir ao hospital imediatamente.

Uma outra recomendação médica é garanta que o seu filho esteja com o calendário vacinal em dia, principalmente em relação às vacinas contra gripe e pneumonia. Medidas de higiene devem também ser seguidas pelas crianças. Se já tiverem idade para fazer isso sozinhas, ensine-as a lavar as mãos e usar máscaras, por exemplo.

Lembre-se de que crianças menores de dois anos não devem usar máscaras e o isolamento social também deve ser seguido pelos seus filhos. Isso vale para o contato com amigos e parentes que moram em outras residências.