O vereador Altemar da Santa Rosa, na tribuna da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, na sessão desta terça-feira (17), iniciou seu discurso agradecendo primeiro a Deus, em seguida cumprimentou o prefeito Zequinha Lima, a imprensa em nome da jornalista Vanísia Nery e todos os vereadores em nome do presidente da Mesa Diretora, Franciney Freitas.
Altemar da Santa Rosa lembrou do início de sua carreira profissional como caminhoneiro, ao destacar a apreciação do projeto de lei dos pampeiros e informou que começou trabalhar com um veículo F-100 que na sua avaliação era o carro mais feio da cidade, mas fazia, junto com a outra F-100, aqueles fretes que os caminhoneiros davam um preço alto para os clientes.
O vereador ressaltou que depois que o ex-governador Orleir Cameli ganhou o governo, em 1994, foi trabalhar com eles de mecânico numas pistas de pouso no Rio Solimões momento que deixou a esposa e o filho pequeno e foi a luta tempo que conseguiu levantar um dinheiro nas obras e pegou o último período da estrada aberta para comprar o caminhão por R$ 17 mil.
“Vim pela estrada com medo do inverno e alguns caminhoneiros que estavam num bar e o chamaram para parar em Manoel Urbano não conseguiram chegar. Para se ter ideia da dificuldade para chegar passamos quase duas semanas do Rio Liberdade para Cruzeiro do Sul e só conseguimos chegar porque vinha um trator que vinha fazendo a abertura dos atoleiros”, lembra.
Altemar lembrou também que se candidatou a vereador em 2008 e no seu trabalho de caminhoneiro, pela necessidade levava em seu caminhão as vezes pessoas em cima de 120 sacas de farinha e que chegou a pegar inclusive multas da Polícia Rodoviária Federal (PRF), mas sempre ajudava as pessoas que precisavam de uma carona.
“Quando abriu as urnas em Santa Rosa eles me deram 503 votos naquela eleição eu e o Mazinho fomos os mais votados. Ele teve mais dois votos que eu e sai de dentro da cabine de um caminhão direto para a Câmara Municipal. Meu professor foi o vereador Zequinha Lima que me ensinou a trabalhar no parlamento”, enfatizou. ao agradecer o apoio, na época, dado a ele pelo prefeito Zequinha Lima.
O vereador agradeceu ao prefeito Zequinha Lima pelo trabalho que realiza em Cruzeiro do Sul, tanto na zona urbana quanto rural. “Pode ter certeza que o que depender do Altemar da Santa Rosa vamos estar juntos porque sei o que é ficar esperando sentado por um frete”, disse ao manifestar seu apoio a aprovação do projeto que regulamente a profissão de pampeiro.
Em seguida o vereador solicitou a Mesa Diretora para enviar ofício ao prefeito Zequinha Lima, com cópia ao diretor do Deracre local, para mandar uma motoniveladora no Ramal da Buritirana para atender os moradores que precisam do equipamento por umas quatro horas para construir um campo de futebol.
“Quem me procurou foi o presidente do Flamengo, senhor Antônio e quero aproveitar para convidar os senhores para participar na vila São Pedro de uma atividade esportiva muito boa que está acontecendo aos domingos. “Peço ao prefeito para dar esse apoio porque o esporte tem o poder de distanciar a juventude das coisas ruins”, ressalta.
O vereador Altemar desejou sucesso aos pampeiros que estavam na Câmara Municipal aguardando a votação e aprovação do projeto para regulamentar a profissão que foi enviado pelo Executivo depois de amplo debate com a classe. “Podem seguir em frente que a profissão é boa. Meu muito obrigado e fiquem todos com Deus”, finaliza.