“Mais ou menos um terço dos consumidores brasileiros foram atingidos”, disse o titular de Minas e Energia
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira (15) que cerca de 29 milhões de brasileiros ficaram sem luz por conta do apagão em 25 estados e no Distrito Federal. “Mais ou menos um terço dos consumidores brasileiros foram atingidos. Nós temos entre 85 milhões a 90 milhões de consumidores, então em média de 27 a 29 milhões de brasileiros tiveram essa interrupção momentânea de energia”, disse o titular da pasta em coletiva de imprensa em Brasília (DF).
“Os dados técnicos serão passados no momento adequado. Serão passados nas próximas 48 horas”, continuou o ministro, acrescentando que vai pedir à Polícia Federal e à Agência Brasileira de Inteligência (Abin) uma investigação para saber as causas da falta de energia.
O ministro criticou a privatização da empresa. Em tom de crítica, o titular da pasta disse que ficou sabendo pela imprensa das mudanças no comando da estatal. Parlamentares defenderam a reestatização da Eletrobrás. Trabalhadores da empresa escreveram uma carta ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, demonstraram posição contrária à privatização e denunciaram o “sucateamento acelerado do quadro técnico” da companhia.