Friale afirma que as primeiras cidades que sentirão o frio será: Rio Branco, Brasiléia e arredores.
O meteorologista Davi Friale, no site O Tempo Aqui”, prevê mudança de tempo neste domingo (23), com alerta de temporais e a chegada de mais uma onda de frio polar. A quarta friagem do ano chega provocando chuvas e temporais. A nova onda de frio polar, que começa a chegar na noite deste domingo, poderá provocar novos recordes de frio no Acre.
Até o momento, a menor temperatura registrada, neste ano, foi 16,4ºC, em Rio Branco, no dia 8 de maio. Neste domingo o tempo instável, com chuvas a qualquer hora e alta probabilidade de temporais, vai predominar no Acre, em Rondônia, no Amazonas (sul e sudoeste), em Mato Grosso (centro, sul, sudoeste, oeste e noroeste), na Bolívia (planícies) e Peru (região de selva).
Nas demais áreas do Amazonas, o calor abafado, com chuvas a qualquer hora, vai predominar. Em alguns pontos, poderão ocorrer chuvas fortes, acompanhadas de raios. No Distrito Federal, em Goiás e em parte de Mato Grosso, tempo seco, com sol e nuvens. Em Brasília, em Goiânia, em Anápolis e nos arredores, a temperatura cai rapidamente durante a noite.
PREVISÃO ESPECÍFICA PARA O ACRE
Leste e sul do estado: o dia começa quente, mas logo em seguida, o tempo fica instável, com chuvas a qualquer momento. A partir do fim da tarde, a chegada de uma frente fria e, na sequência, a incursão de ar polar derrubam a temperatura e provocam chuvas, que podem ser acompanhadas de temporais. Os ventos sopram, entre fracos e calmos, de direções variáveis.
A partir do fim da tarde, no leste e no sul do estado, passam a soprar da direção sudeste, com fortes rajadas. Centro e oeste acreano: tempo quente e abafado, com chuvas passageiras e pontuais, que podem ser fortes e acompanhadas de raios em algumas áreas. Os ventos sopram, entre fracos e calmos, da direção norte, com variações de noroeste e de nordeste.
“No entanto, será na segunda-feira que o dia será frio, com temperatura máxima abaixo de 20ºC, nesta parte do estado. Até o fim da tarde de segunda-feira, todo o Acre estará sob uma massa de ar polar, com ventos intensos da direção sudeste, cujas rajadas, em alguns pontos, poderão passar de 40km/h”, explicou.
Segundo ele, antes dessa friagem “deverá ocorrer chuvas fortes, que poderão ser acompanhadas de temporais, devido à chegada da frente fria, que antecederá a incursão de ar polar. Assim, alertamos para a possibilidade de transtornos à população, neste domingo (23), principalmente em relação a fortes rajadas de vento da direção sudeste, que poderão derrubar árvores e danificar edificações”, salientou.
Temperaturas:
– Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, com mínimas oscilando entre 19 e 21ºC, por volta das 23h, e máximas, entre 29 e 31ºC;
– Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil, com mínimas oscilando entre 19 e 21ºC, por volta das 23h, e máximas, entre 30 e 32ºC;
– Plácido de Castro e Acrelândia, com mínimas oscilando entre 19 e 21ºC, por volta das 23h, e máximas, entre 29 e 31ºC;
– Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus, com mínimas oscilando entre 22 e 24ºC e máximas, entre 31 e 33ºC;
– Tarauacá e Feijó, com mínimas oscilando entre 23 e 25ºC e máximas, entre 32 e 34ºC;
– Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, com mínimas oscilando entre 23 e 25ºC e máximas, entre 32 e 34ºC;
– Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, com mínimas oscilando entre 23 e 25ºC e máximas, entre 31 e 33ºC.