A arquiteta Juliana de Almeida, de Rio Branco, que tem um escritório especializado em arquitetura e projetos, de acordo com sua rede social, com grandes e belos trabalhos realizados, postou em seu Instagran, um interessante projeto de reforma da Casa dos Ruelas, antiga construção de Cruzeiro do Sul, tema do seu Trabalho Final de Graduação (TFG).
Recentemente o historiador Franciney Almeida publicou matéria no site Vozdonorte – “Palacete dos Ruelas faz 80 anos e se recusa a cair” fazendo uma abordagem histórica da antiga construção que tinha na fachada o ano da sua construção – 1940 – um patrimônio histórico que quase foi derrubado totalmente pelo proprietário que comprou o imóvel.
Veja a matéria: https://www.vozdonorte.com.br/palacete-dos-ruelas-faz-80-e-se-recusa-a-cair/
A abordagem da jovem arquiteta de sucesso da capital, que fez seu levantamento para a realização do TFG em 2014, lembra que na época foi muito complicado fazer o levantamento porque não tinha informações sobre o imóvel nem na prefeitura de Cruzeiro do Sul nem no Centro Cultural.
Na ocasião a arquiteta formanda mediu toda a estrutura da construção, que tinha na época, para fazer o trabalho que, lógico, pela grandeza e importância do assunto abordado foi aprovado com louvor. A parte histórica ficou por conta do seu avô que tinha sido amigo e funcionário do Joaquim”, lembra a arquiteta da saga, em Cruzeiro do Sul, para o TFG.
Veja a postagem da arquiteta:
“Oi, tudo bem com vocês? Hoje eu resolvi contar uma breve história de como foi que eu escolhi o tema pro meu TFG.
A ideia aqui é passar pra vocês um pouquinho de como a arquitetura pode transformar e renovar espaços já existentes e que por algum motivo tenham perdido suas características iniciais. Mass, não é só isso!!! Calma aí que tem mais.
Mesmo que você não perceba, a arquitetura está em todos os lugares influenciando seu modo de sentir e ver as coisas. A arquitetura pode nos trazer conforto, bem estar e até mesmo saúde. Sabiam dessa?
Vou dar um exemplo: estamos vicenciando um momento um tanto quanto inusitado, onde precisamos nos manter distantes fisicamente. Não podemos aglomerar, certo?
É aí que a arquiteta entra. Como profissional, e pensando nas transformações mundiais, mais do que nunca temos que nos humanizar e reinventar projetos, oferecendo soluções e adaptações para o pós-pandemia. Com espaços bem ventilados, abertos, com iluminação natural, e alinhados com as medidas sanitárias que estão em pauta como questões de armazenamento, segurança e higiene. Viu?
De uma maneira ou de outra, sendo para revitalizar (no caso da casa Ruela) ou para adaptações (como melhorar ambientes durante uma pandemia), a Arquitetura pode transformar e criar espaços funcionais com conforto e qualidade de vida.
Contatos do escritório da arquiteta Juliana de Almeida, projetos residenciais, funcionais e criativos, em Rio Branco: (68)99232-0235 – whatsapp e e-mail: jualmeidaarquiteta@gmail.com