A luta para que o vale do Juruá fosse integrado ao Brasil, através de uma rodovia começou lá atrás, no final dos anos 60, quando o Exército Brasileiro iniciou os trabalhos de abertura da Br-365. Durante alguns anos a estrada ficou aberta apenas parte do ano, no período do verão. No final dos anos 80 nem isso foi feito mais.
Para fazer a reabertura da BR-364, que foi abandonada pelos governos, foi necessário chegar ao Palácio Rio Branco um filho do Juruá, o saudoso ex-governador Orleir Cameli, para reabrir a estrada novamente. E não só isso, Orleir iniciou os trabalhos de pavimentação da rodovia, colocando o asfaltamento da 364 na pauta política do Acre. Depois dele os trabalhos não pararam mais.
Em 2011, no governo de Tião Viana, a BR foi aberta definitivamente, sem o fechamento no período do inverno. Ano, após ano, tem sido uma batalha manter a estrada em condições de trafegabilidade e a cada período de chuvas mais intenso é grande o desgaste na estrutura da estrada. Agora, de novo, depois de um inverno rigoroso a estrada encontra-se em péssimas condições.
A comitiva que hoje, primeiro de maio, chegou em Cruzeiro do Sul, fazendo a vistoria técnica constata a situação precária da estrada. O povo do Juruá precisa se fazer ouvir, na busca dos recursos para a manutenção da estrada. A Associação Comercial do Alto Juruá sempre esteve à frente desta trincheira e mais uma vez se alia a esta batalha. #364 #valedojuruá #braberta #federacre