Cruzeiro do Sul, Acre, 17 de março de 2025 22:48

Associações Comerciais, entidades representativas e prefeituras do Juruá lançam a campanha SOS – BR-364

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Veja no final da reportagem a live da campanha SOS-BR 364 transmitida Ao Vivo pelo Vozdonorte

Um ato público realizado no auditório da sede da Associação Comercial e Empresarial (ACECZS) de Cruzeiro do Sul marca o início da campanha SOS BR-364 – O Acre depende da BR-364, que se encontra em situação muito precária, inclusive com risco de interrupção do tráfego devido aos buracos que causam também muitos prejuízos na manutenção da frota de veículos.

A campanha liderada pela ACECZS tem o apoio incondicional das prefeituras de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Porto Walter que recentemente numa reunião da Associação dos Municípios do Acre (AMAC) encaminharam documento assinados pelos prefeitos à Bancada Federal solicitando o início imediato dos trabalhos de recuperação.

Desde que a manutenção da BR-364 retornou a responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) a situação da rodovia tem a cada ano piorado e nos últimos dois do governo Jair Bolsonaro recebeu aporte mínimo de recursos para sua manutenção, apesar dos pedidos e apelos da Bancada Federal.

Prestigiaram a coletiva de imprensa de lançamento da campanha SOS-BR-364 – Trecho RBR-CZS – O Acre depende da BR-364 os prefeitos de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, de Mâncio Lima, Isaac Lima, de Rodrigues Alves, Jailson Amorim, o deputado federal Zezinho Barbary, o vice-presidente da ACECZS, Assem Cameli, muitos empresários e representantes de categorias.

Presidente da ACECZS, empresário Luis Cunha

“A BR-364 necessita de cuidados urgentes. Está crítica a situação e se não for feito alguma coisa agora no período das chuvas há o risco da rodovia fechar prejudicando mais de 300 mil acreanos naquilo que é essencial.  Desde insumos básicos, combustíveis, tudo vem pela BR-364 que está pedindo de socorro”, ressalta o presidente da ACECZS, Luís Cunha.

Prefeito Zequinha Lima

Na ocasião o prefeito Zequinha Lima destacou que a BR-364 é a salvação da economia de toda essa região que movimentou em 2022 o montante de R$ 2,3 bilhões em entradas e saídas de mercadorias com a participação majoritária de Cruzeiro do Sul com cerca de 77% do valor ao ressaltar que a situação atual acarreta altos prejuízos para o empresariado e cidadãos.

Prefeito Jailson Amorim

O prefeito Jailson Amorim prestigiou o lançamento da campanha SOS BR-364 e destacou sua preocupação com a situação crítica da rodovia que é responsável pela sobrevivência da população, principalmente devido ao preço abusivo dos bilhetes aéreos que não estão acessíveis as pessoas de menor poder aquisitivo.

“Da maneira que estão fazendo não dá certo. É preciso fazer um trabalho de qualidade e defendo que se a cada ano forem feitos 100 quilômetros da estrada com qualidade em seis anos teremos uma BR-364 concretizada. Precisamos, em Brasília, conseguir os recursos necessários para recuperar a BR-364 porque nossa sobrevivência depende dela”, disse.

O empresário Assem Cameli destacou a preocupação da classe porque os motoristas de carretas estão temerosos em entrar na estrada pelos riscos de tombarem os veículos. “Espero que vamos conseguir sensibilizar nossos representantes e agradeço todos que apoiaram esse movimento. Vamos para frente que se Deus quiser vamos conseguir nosso objetivo”, disse.

Empresário Neto Tomé, do Mercantil Cohab

O empresário Neto Tomé, do Mercantil Cohab, parabeniza o movimento pela recuperação da BR-364 e avalia que a união dos empresários, prefeitos e representantes de categorias pode ter um resultado positivo. “A campanha ganha outro rumo para que haja manutenção  paliativa e a BR continue trafegável pelo menos até o fim do inverno, todos dependemos da BR”, ressalta o empresário.

O deputado federal Zezinho Barbary participou do lançamento da campanha SOS BR-364 e destacou a necessidade imediata de conseguir em Brasília sensibilizar o governo Federal para garantir os recursos necessários para a recuperação da rodovia e se comprometeu em defender mais recursos para a ação emergencial e também para a reconstrução da mesma.

“A gente precisa no momento dar as mãos para buscar soluções para um problema grave que pode afetar toda região do Juruá. Chegando em Brasília vou buscar nossos deputados federais e também o nosso governador que deve estar preocupado com este problema e vou buscar a Presidência da República para uma solução imediata”, afirma.

Deputado federal Zezinho Barbary

Zezinho Barbary destacou ainda que o governo Federal disponibilizou R$ 1,2 bilhões para o trabalho de recuperação emergencial das rodovias na região Norte a  BR-364 foi contemplado com mais de R$ 200 milhões que não são suficientes para resolver o problema. Não sabemos quando este recurso vai ser aplicado e precisamos de medida emergencial”, disse.

O empresário Júnior da Cristal também manifestou sua preocupação com a atual situação da BR-364. “Ultimamente nosso esforço e custo  para trazer a mercadoria para Cruzeiro do Sul, depois que ela chega em Sena Madureira, aumentou muito desde o combustível que dobrou sem contar que os veículos tem quebrado muito mais, a suspensão das carretas e os riscos que os motoristas correm”, disse.

Júnior da Cristal enfatiza que a necessidade de recuperação imediata e urgente da BR-364 não é só da classe comercial, mas de toda a população porque para a conta fechar é precisa repassar o prejuízo. “Estamos correndo um sério risco de ficarmos isolados, uma carreta fazia o percurso em 18 horas e agora em mais de 48 horas. Os motoristas não querem mais dirigir a noite nessa estrada e existe um grande risco da BR-364 ser fechada. Ontem mesmo num trecho os motoristas das carretas pararam e necessitou o  DNIT teve que dar uma arrumada para conseguir continuarem a viagem e fica muito perigoso tombar o veículo ”, afirma.

Vereador Clerton Souza

O vereador Clerton Souza destacou que o prejuízo maior é da população ao destacar a necessidade de fiscalização na reconstrução da BR-364. “Chegou o momento de toda a sociedade reivindicar uma solução, de Rio Branco a Cruzeiro do Sul a rodovia está em situação deplorável e a demora no trajeto tem encarecido a cesta básica para o cidadão”, disse.

Nonato Costa, radialista que acompanhou de perto o trabalho de reabertura da BR-364 quando era secretário de comunicação do governo Orleir Cameli avalia que é preciso o acompanhamento dos trabalhos de recuperação e os de reconstrução no futuro sejam feitos com qualidade e o apoio do governo federal é o que vai resolver o problema.

“Vejo esse movimento com uma alegria imensa, porque hoje o vale Juruá não vive sem a BR-364 que é vital para o desenvolvimento dos municípios, inclusive os do Amazonas e nós que acompanhamentos a abertura e o início da pavimentação dessa estrada sabemos que é preciso urgentemente ter uma recuperação, mas a reconstrução da rodovia”, disse.

Capitão PM Silva Lima

O Capitão PM Silva Lima também prestigiou o lançamento da campanha em favor da recuperação da BR-364 e avaliou que como cidadão “Não adiante apenas conseguir os recursos, mas fazer uma fiscalização rigorosa. Sabemos que muitos desses trechos foram recuperados há pouco tempo e já estão em situação crítica. Então, cabe aos deputados federais, senadores e a população acompanhar para que esse serviço de recuperação e depois a reconstrução da BR-364 que é uma necessidade seja realizada com a qualidade para que possa durar por mais tempo”, disse Silva Lima.

Depois de décadas de luta para a pavimentação da BR-364, que teve como seu protagonista principal o ex-governador Orleir Cameli, que em sua gestão no Palácio Rio Branco decidiu reabrir o tráfego na rodovia, interrompido há mais de 10 anos, iniciou a recuperação e pavimentação dos primeiros trechos de asfalto.

O ex-governador Jorge Viana deu continuidade a pavimentação da rodovia, o ex-governador Binho Marques foi protagonista de uma fase essencial com a construção das pontes, o ex-governador Tião Viana em sua gestão completou a pavimentação emendando as duas pontas do asfalto e consolidando um novo tempo no acesso aos municípios do vale do Juruá.

Nos últimos dois anos, no entanto, os recursos para a recuperação da BR-364 minguaram e não aconteceu a devida manutenção necessária para solucionar problemas da pavimentação e ainda de trechos que colocam em perigo a circulação dos veículos, na sua maioria caminhões que garantem o abastecimento da população.