Cruzeiro do Sul, Acre, 23 de dezembro de 2024 02:40

Aumenta número de pacientes no Hospital de Campanha que tem 102 internados com 19 na UTI e 15 entubados

CORONAURGENTE (1)

5 mortes no final de semana aumentam o alerta

O Hospital Regional do Juruá informa há poucos instantes o resumo das internações do Hospital de Campanha, especializado no tratamento da Covid-19 na Regional de Saúde do Juruá, com números ainda mais preocupantes para as autoridades e também à população.

Segundo as informações repassadas no momento tem um total de 102 pacientes internados. 87 deles estão na Clínica Médica Covid, 19 na Unidade de Terapia intensiva (UTI) Covid, com 15 intubados, sendo 14 de Cruzeiro do Sul, 2 de Mâncio Lima, 1 de Ipixuna e 1 de Tarauacá.

As informações abrangem o período do final de semana que teve o registro expressivo de 19 altas médica, mas infelizmente nas últimas 48 horas morreram vítimas da Covid-19 cinco pessoas. Outros seis pacientes foram transferidos para a Clínica Médica Geral.

Fica evidente nos últimos boletins expedidos pela direção do Hospital Regional do Juruá que o maior número de pacientes internados no Hospital de Campanha e também transferidos para a UTI para tratamento intensivo pela gravidade são de pessoas de Cruzeiro do Sul.

Segue evidente o apelo das autoridades de saúde para que a população possa colaborar de forma mais efetiva para um controle e diminuição do número de infectados, que segundo o boletim Coronavírus foram 46 novos casos no município neste domingo.

Distanciamento social e evitar a aglomeração, uso permanente de máscara na via pública, exigência do decreto punido com multa, uso de álcool em gel 70%, lavagem constante das mãos e ficar em casa o maior tempo possível são algumas das principais recomendações.

UTILIDADE PÚBLICA DE ACORDO COM ORIENTAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS)  

Quais são os sintomas de alguém infectado com COVID-19?
Os sintomas mais comuns da COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem apresentar dores, congestão nasal, dor de cabeça, conjuntivite, dor de garganta, diarreia, perda de paladar ou olfato, erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente. Algumas pessoas são infectadas, mas apresentam apenas sintomas muito leves.

A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento hospitalar. Uma em cada seis pessoas infectadas por COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade de respirar. As pessoas idosas e as que têm outras condições de saúde como pressão alta, problemas cardíacos e do pulmão, diabetes ou câncer, têm maior risco de ficarem gravemente doentes. No entanto, qualquer pessoa pode pegar a COVID-19 e ficar gravemente doente. Pessoas de todas as idades que apresentam febre e/ou tosse associada a dificuldade de respirar/falta de ar, dor/pressão no peito ou perda da fala ou movimento devem procurar atendimento médico imediatamente. Se possível, é recomendável ligar primeiro para a(o) médica(o) ou serviço de saúde, para que a(o) paciente possa ser encaminhada(o) para a clínica certa.

O que devo fazer se tiver sintomas de COVID-19 e quando devo procurar atendimento médico?
Se você tiver sintomas menores, como tosse leve ou febre leve, geralmente não há necessidade de procurar atendimento médico. Você pode optar por ficar em casa, fazer autoisolamento (conforme as orientações das autoridades nacionais) e monitorar seus sintomas.

No entanto, se você mora em uma área com malária ou dengue, é importante não ignorar os sintomas da febre. Procure ajuda médica. Ao comparecer ao serviço de saúde, use uma máscara se possível, mantenha pelo menos 1 metro de distância de outras pessoas e não toque nas superfícies com as mãos. Se for uma criança que estiver doente, ajude-a a seguir esta orientação.

Procure atendimento médico imediato se tiver dificuldade de respirar ou dor/pressão no peito. Se possível, ligue para o seu médico com antecedência, para que ele possa direcioná-lo para o centro de saúde certo.