As Blitz de fiscalização da Operação Covid, que tem a participação de representantes de diversos órgãos públicos – Fiscalização Tributária da Prefeitura, Polícia Militar, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros, Fiscais da Vigilância Sanitária e Agentes de Trânsito – realizaram mais uma etapa, na noite desta terça-feira (09), com registro de diversas ocorrências.
Foram feitas rondas nos bairros, fiscalização em bares e distribuidoras e quase na maioria o decreto governamental da bandeira vermelha está sendo cumprido. Numa delas foi encontrada uma pessoa ingerindo bebida alcoólica, dentro do estabelecimento, que foi multado em 200 UNIFP’S (R$ 626,00). Em caso de reincidência aumenta o valor da penalidade.
Durante a blitz de fiscalização os agentes públicos encontraram pessoas jogando bola nas quadras esportivas dos bairros, fazendo uso de bebida alcoólica em mercearia e bares, andando de skate na pista da praça momento que foram orientados sobre os termos do decreto e solicitado que fossem para casa pedido que foi devidamente atendido.
Além da autuação da distribuidora os agentes multaram pessoas que estavam sem máscara e fecharam as quadras esportivas. “Estava tudo tranquilo, o comércio está fechado e os que podiam funcionar estavam cumprindo com o decreto. As pessoas estão, felizmente, obedecendo”, avalia, a fiscal Camila que participou do trabalho da noite passada.
Camila avalia que as pessoas estão mais conscientizadas e a maior dificuldade da equipe de fiscalização é quanto ao uso correto da máscara. “Aos poucos estamos conseguindo vencer a resistência de muitos que insistem, por exemplo, andar nas ruas sem máscara e com a máscara no queixo colocando em risco sua vida e a dos outros”, ressalta Camila.
A fiscal orienta que a função da blitz de fiscalização não é multar ou causar prejuízos aos empresários ou pessoas físicas que teimam em desobedecer às normas estabelecidas pelo decreto estadual que limita a presença de pessoas nas ruas, além de outras restrições como a do toque de recolher, estabelecido pelo governador Gladson Cameli.
Camila lembra aos donos de bares que está havendo a necessidade de fecharem seus comércios. “Caso haja reincidência os proprietários das empresas serão multados mais uma vez e com uma multa maior do que a primeira”, destaca ao orientar as pessoas para o uso da máscara que a partir quem não usá-la será multado como já ocorreu com algumas pessoas.