O governo do Distrito Federal iniciou neste domingo (16.jan.2022) a campanha de imunização infantil contra a covid-19. E o dia inaugural foi de grandes filas e longo tempo de espera. Usuários reclamaram da lentidão nas redes sociais em posts de vacinação de Brasília.
A campanha na capital federal está aberta para crianças de 11 anos e a partir de 5 anos com comorbidades. O cronograma segue o estipulado pelo Ministério da Saúde.
As filas em Brasília chegaram a provocar uma demora de 3 horas para vacinar. Para piorar, o forte calor na cidade neste domingo (16.jan) tornou a experiência mais difícil. No total, a Secretaria de Saúde do DF disponibilizou cerca de 10 mil doses da vacina pediátrica em 11 unidades básicas de saúde.
Os posts mais lotados foram os do Plano Piloto, do Lago Norte, do Guará e de Taguatinga. Internautas relataram maior facilidade e agilidade em postos nas demais regiões administrativas do Distrito Federal. Não é necessário o agendamento das crianças. As vacinas são aplicadas por ordem de chegada de acordo com o público-alvo.
Eis algumas fotos feitas pelo repórter fotográfico do Poder360, Sérgio Lima, do início da vacinação infantil no DF: