O Comando de Fronteira Juruá/61º Batalhão de Infantaria de Selva (C.Fron Juruá/61º BIS) – Batalhão Marechal Thaumaturgo de Azevedo – realizou, na última quinta-feira (25), no pátio 24 de Maio, formatura comemorativa ao Dia do Soldado, que cultua o espírito do imortal Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro, com entrega de medalhas à militares e do Diploma Amigo do Batalhão a civis que prestaram relevantes serviços ao Batalhão.
A formatura teve início com a chegada no palanque oficial do Tenente Coronel Vinícius Ramirez, subcomandante da unidade militar acompanhado do Bispo da Diocese, D. Flávio Giovenale e autoridades e da tropa ao dispositivo momento que foram prestadas honras militares ao subcomandante. A tropa foi apresentada pelo major Jesus, fiscal administrativo.
Prestigiaram a solenidade o Capitão Tenente Fabiano dos Reis, chefe da Agência Fluvial da Marinha do Brasil, Capitão PM Silva de Lima, subcomandante do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM), 1º Tenente Marcos Souza, comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo, 1º Tenente Bombeiro Militar, Josadac Ibernon, comandante do 4º BEPCIF e da Dra. Laísa Fontani, Delegada de Polícia Federal.
Participaram também de atividades dentro do quartel do C.Fron Juruá/61º BIS, através do Programa Portas Abertas, alunos da rede pública de ensino de diversas escolas que participaram de palestras institucionais, visita a exposição de material, passeios de viaturas e pistas de cordas. Representações de alunos da Escola Estadual Professor Flodoardo Cabral e integrantes do Centro de Convivência do Idoso participaram da formatura.
Em posição de destaque, guarnecido, o busto do Duque de Caxias, Luiz Alves de Lima e Silva, Patrono do Exército e exemplo maior de soldado. No Pátio 24 de Maio estavam presentes, além da Guarda a Bandeira, o Estado Maior do C.Fron Juruá/61º BIS, o Posto Médico de Guarnição, a 1ª e 2ª Companhias de Fuzileiros de Selva, a Companhia de Comando e Apoio, a Base Administrativa e na retaguarda a Banda de Música.
Depois da apresentação da tropa foi realizado o hasteamento do Pavilhão Nacional e em seguida, cultuando o espírito imortal do soldado da Amazônia, declamada a Oração do Guerreiro de Selva, pelo Aspirante a Oficial Domingues, da 1ª Companhia de Fuzileiros de Selva, de autoria do então, 1º Tenente Humberto Batista Leal, sempre é um dos momentos de emoção das formaturas.
Em homenagem ao Duque de Caxias, Patrono do Exército, foi entoada pela tropa e pelos presentes o Hino à Caxias. Na sequência da formatura a entrega do Diploma Amigo do Batalhão, pelo subcomandante do Batalhão ao comandante do 4º BEPCIF, Tenente BM Josadac Ibernon, ao gerente da 1ª Ciretran, Isaias Queiroz, gerente da Unidade Regional do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre), José Amauri e ao empresário José Teles de Oliveira Filho.
O Diploma Amigo do C.Fron Juruá/61º BIS é destinado à personalidades civis e militares, da guarnição de Cruzeiro do Sul, que por suas ações práticas colaboram com o cumprimento das missões atinentes a esta organização militar do Exército.
Em seguida o subcomandante fez a entrega de medalhas aos militares da guarnição agraciados de acordo com portarias da Secretaria Geral do Exército Brasileiro.
Medalha Marechal Osório, pelos assinalados serviços prestados e excepcional preparo físico aos serviços militares do Batalhão ao Capitão Igor Rodrigues de Oliveira e Subtenentes Erival Santos de Aguiar e Sandro Monteiro Beltrão; Medalha Corpo de Tropa, com Passador de Prata, ao subtenente Sandro Monteiro Beltrão, pelos bons serviços prestados em organizações militares de Corpo de Tropa por mais de 15 anos.
edalha Marechal, com Passador de Bronze, ao Sub Tenente Músico, Calixto dos Santos, em reconhecimento aos serviços relevantes ao sistema de Educação e Cultura do Exército; Medalha Corpo de Tropa, com Passador de Bronze, ao 2º Sargento Bruno Henrique Oliveira de Moraes, pelos bons serviços prestados em organizações militares, por mais de 10 anos e Medalhas de Serviço Amazônico, com Passador de Bronze, aos seguintes militares:
1º Tenente Guilherme Machado dos Santos, 2º Sargentos Agatha Gomes Louzada da Silva e Wellington Almeida da Silva Louzada e 3º Sargento Matheus Queiroz de Souza; Medalha Mérito Aéreo Terrestre, com Passador de Bronze a 3º Sargento Graciela Pádua de Souza Silva, em reconhecimento pelos bons serviços prestados em organizações militares na Brigada de Infantaria Paraquedista. O subcomandante e os agraciados prestaram continência à Bandeira Nacional.
A Ordem do Dia, do Ministro do Exército, General, referente ao Dia do Soldado, foi lida, com grande entusiasmo pelo Capitão De Oliveira, comandante da 2ª Companhia de Fuzileiros de Selva.
A formatura foi encerrada com o canto da Canção do Soldado da Amazônia pela tropa, rompeu marcha ao som da canção Fibra de Herói e se retirou do dispositivo desfilando em continência ao subcomandante do C.Fron/61º BIS ao som do dobrado Barão do Rio Branco.