Com a enchente do Rio Juruá e igarapés da região que transbordaram, na maior alagação dos últimos tempos, muitos animais foram abandonados e para escapar das águas subiram em árvores, telhados de casa e buscaram os lugares mais diversos para se abrigar.
O Grupo Cachorreiros do Juruá, formado por criadores de cães de raça, adestradores e especialistas em comportamento canino atendeu pedido de apoio do Centro de Zoonoses para capturar e resgatar cães que foram abandonados pelas famílias que tiveram que deixar suas casas devido a enchente.
A atividade, realizada na tarde desta segunda-feira (22), atendeu com alimentação, vermifugação e medicação os cães das famílias que permanecem em suas casas e os que foram abandonados por seus proprietários foram resgatados para o Centro de Zoonoses onde ficarão sobre os cuidados das veterinárias responsáveis, Dra. Jayne Negreiros e Dra. Priscila Santos.
A grande maioria dos cães resgatados para o Centro de Zoonoses serão castrados, medicados e tratados e quando as águas baixarem devolvidos aos seus respectivos donos. Enquanto os locais estiverem alagados o grupo continuará dando apoio aos cães das famílias com medicamentos e alimentação.
O resgate está sendo realizado nos bairros Miritizal, Olivença, Praia Grande e Boca do Môa. O Grupo Cachorreiros do Juruá foi representado pelo adestrador e criador de cães, Geovane Mattos, pelo criador de cães Océlio e pelo tratador de cães Gean Mattos.