Uma proposta do vereador Clerton Souza (PSD) aprovada por unanimidade concedeu uma Moção de Aplausos ao promotor de Justiça, Dr. Iverson Bueno, idealizador do projeto social que criou em Cruzeiro do Sul o Conservatório Musical do Juruá que atende centenas de jovens com aulas de música e apoio.
Na entrega da Moção de Aplausos o vereador Clerton Souza parabenizou o promotor de Justiça Dr. Iverson Bueno pelo trabalho de implantação do Conservatório, que apoio centenas de crianças e jovens no aprendizado da música com a profissionalização de muitos deles.
“Existe um neuro hormônio chamado oxitocina, que é liberado quando a mulher dá à luz na hora do parto, quando o paraquedista faz o salto e pesquisas mostram que esse hormônio também é liberado quando se faz o bem por quem faz, quem recebe e quem contempla a ação de solidariedade”
Clerton Souza destacou que fica imaginando o tanto do hormônio oxitocina que os integrantes do Conservatório Musical recebem e a sensação de ser cidadão de fato, quando contemplam no olho uma criança pela primeira vez fazendo um ré maior no violão e tocam a primeira musiquinha.
“É o mesmo sentimento quando se vê a criança pela primeira vez nos palcos, falo isso por experiência própria porque eu e o Manoelzinho do Acre trabalhamos com uma escola de música com projetos do poder público e sentimos muito essa sensação quando via a criança pela primeira vez num palco”, afirma.
Ao agradecer o trabalho Clerton enfatiza sobre o ensinamento de superação na vida das crianças a destacar a visita feita junto com o prefeito e a primeira dama no Conservatório e ouviu o Dr. Iverson fazer uma fala sobre superação das crianças que são de classe mais pobres e quando vão apresentar um trabalho de aula se sentem capazes.
“São crianças de situação bem vulnerável, de famílias pobres que passam por vários perrengues e o Conservatório Musical é um alento, um momento de esperança e nova perspectiva e reviver na alma daquelas crianças. Gosto de dizer que o ser humano é fruto do meio e me sinto muito feliz por ter sido fruto do meio”, destaca.
Ao lembrar de sua infância o vereador destaca que foi uma criança muito abençoada e teve muita sorte de morar num bairro de boêmios que tinha o senhor Lins Sampaio do lado da sua casa, do outro lado o senhor Aurino, mais em cima o Carlito tocando guitarra, o capitão Eber, tocando baixo e mais em baixo descendo a ladeira do Januário o Faz que dorme tocando saxofone.
“Tudo que conquistei, essa consciência ambiental, social e ecológica foi através da arte e da música, da capoeira e dos movimentos sociais. Peço aos vereadores que ainda não conhecem o Conservatório Musical que precisam ir lá para conhecer e ter uma conversa com os professores”, disse.
Clerton parabenizar o Conservatório pelo trabalho preventivo porque daqueles meninos nenhum vai para a droga e mundo do crime, mas já fazem um trabalho de reparação danos quanto dentro do Centro Educativo de Medidas Sócio Educativas dão aula para os meninos internados no ISE no projeto Som da Liberdade.
Outro agradecimento feito pelo vereador foi para o SOS Acre, que no período da alagação atendeu a população com entrega cestas básicas, colchão e água. “Parabenizo o Ministério Público que é um parceiro da população e agradeço em nome do Dr. Iverson que sem dúvida é um dos idealizadores desse projeto”, disse.
Clerton ressalta que daqui há 20 anos com certeza Cruzeiro do Sul vai ter artistas de nível nacional saindo do Conservatório. “Abro a tv tem a Loren, uma menina do bairro Cruzeirão cantando no SBT, na TV Senado os meninos cantando para o presidente Jair Bolsonaro, isso é uma coisa inédita”, afirma.
Ao avaliar as conquistas Clerton destaca a coragem de enfrentar uma estrada dentro de num ônibus para levar um grupo de crianças com todo um aparato de cuidados até Brasília ao afirmar que aquela viagem eles nunca vão esquecer durante toda sua vida e registar que jovens que aprenderam a tocar no Conservatório fizeram o concurso e hoje são cabos do Exército.
“Então, quero agradecer ao Dr. Iverson Bueno e parabenizo a todos os professores. Tenho certeza que o Conservatório Musical do Vale do Juruá pode contar com essa Casa”, finaliza.
Veja o discurso do Dr. Iverson Bueno na tribuna da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul:
O vereador Cristiano Rodrigues parabenizou a direção do Conservatório Musical pelo trabalho e fico a disposição para colaborar. “Quero agradecer por tudo que vocês fazem por Cruzeiro do Sul, não conhecia o Dr. Iverson, mas via ele aos sábados gastando o dinheiro dele para comprar instrumentos na Musical Importadora. O bom é ver que ainda existem pessoas que fazem o bem sem querer nada em troca. Sou o vereador mais jovem, tenho só 27 anos e não lembro dos promotores que passaram, mas o Dr. Iverson se ele for embora, espero que não vá todos vamos nos lembrar do trabalho dele.
O vereador Antônio Cosmo destacou que o parlamento tem o dever de saber escolher seus homenageados. “Quero cumprimentar a todos na pessoa do Motinha e do promotor de justiça Iverson Bueno. Para chegar nesse momento foram feitas muitas renúncias pessoais pelo Dr. Iverson que idealizou o Conservatório que agora é conhecido nacionalmente e graças a Deus em Cruzeiro do Sul temos pessoas que querem aprender. É uma cidade que tem suas dificuldades, não tem nem lojas para comprar equipamentos, tem que comprar fora, mas tem muitos bons profissionais, mas tem que buscar os equipamentos em São Paulo. Quero encerrar falando da palavra renúncia que vocês deixam sua família para dar de si por uma cidade que merece. Em nome do Dr. Iverson quero agradecer a Deus, ainda não conheço o conservatório, mas já pedi para a deputada federal Jessica Sales colocar uma emenda para lá e muitas vezes com certeza tanto o Mota como o Dr. Iverson pagam as despesas com dinheiro do próprio bolso. Essa Casa é uma casa de apoio a população. Presencie e assisti o encurtamento da distância entre o Ministério Público e o Judiciário da população, antes existia um amedrontamento que agora acabou. Fico feliz em ver essas ações se desenvolvendo, o Dr. Iverson já recebei o título de Cidadão Cruzeirense e esse parlamento está à disposição do Conservatório que é um instrumento de Deus para beneficiar a nossa sociedade”, disse.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Franciney Freitas, agradeceu a Deus pela vida nesse tempo que muitas famílias perderam seus parentes e parabenizou o promotor pelo trabalho do Ministério Público na enchente. “Parabenizo pelo trabalho de vocês com água nas costas, é muito difícil ver um promotor fazendo isso. Vi sua esposa no encerramento da campanha Juruá solidário que até chorou. Trabalhei quase 20 anos no governo e nesse tempo tenho visto muita coisa triste. A pessoa chegar dos rios sem saber nem onde é o hospital e os vereadores a colocam dentro do carro para atender. Sei qual é o papel do vereador, mas não tem como virar as costas para determinadas dificuldades. Amo minha cidade e quero agradecer ao promotor Dr. Iverson por este trabalho maravilhoso do Conservatório Musical. Cruzeiro do Sul precisa de pessoas que gostem de gente. É como ser político, tem que gostar das pessoas. Nosso trabalho é fiscalizar, mas também é preciso ajudar. Não dá agradar todos, mas se cada um fizer sua parte as coisas podem melhorar. Parabenizo todos por esse belo projeto.