A Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul concedeu e entregou, na sessão desta terça-feira (07), Moção de Aplausos à Primeira Igreja Batista (PIB) de Cruzeiro do Sul, na pessoa do pastor Miguel (Michael Graiglow), proposta pelo vereador Clerton Souza (PSD) e aprovada por unanimidade pelos vereadores, pelos 93 anos de evangelização em Cruzeiro do Sul e no vale do Juruá desde 1923.
A Moção da Aplausos foi entregue ao pastor Miguel pelo vereador Clerton Souza que cumprimentou os pastores que o acompanhavam momento que agradeceu todos a todos os vereadores pela aprovação da importante Moção de Aplausos relevante de reconhecimento de um trabalho de muitos anos dedicado a sociedade cruzeirense ao ressaltar que é uma história que se confunde com a sua própria história de vida.

“Quando sai do Exército com dois anos já tinha tomado a decisão de seguir os caminhos do evangelho e essa decisão foi motivada por dois amigos que não estão mais entre nós, Roberto Uilesson e Joubert, que foi quem mais incentivou e foram importantes por tudo na minha vida até os dias de hoje. Na minha família fui o primeiro a entender sobre o sentido da graça de Deus na minha vida”, disse.
O vereador destacou que a primeira vez que se apresentou num palco foi tocando um louvor, uma música do Catedral e mesmo ainda não tendo aceitado Jesus também tocou culto na Primeira Igreja onde pode estudar o evangelho, se sentiu muito bem, fez muitos amigos na igreja que é missionária, mas realiza importantes projetos sociais como o Projeto IDE que atende a população ribeirinha.
“Gostei muito, me senti muito bem, acolhido e fiz muitos amigos, é uma atmosfera muito boa, gostei, me senti muito bem e em casa, fiz muitos amigos, pastor Evandro, Tony, Brow, para mim a Igreja Batista foi e até hoje tem sido uma benção na minha vida. É uma igreja missionária e tenho um sentimento de gratidão a Deus pela vida de vocês e a Casa do Povo por esse momento de homenagem”, agradeceu.
Na tribuna da Câmara Municipal o pastor Miguel falou da sua grata surpresa pela homenagem e em nome da Primeira Igreja Batista fez um agradecimento aos vereadores ao lembrar do pastor Mister Brandon, um americano que saiu dos Estados Unidos e chegou no Brasil em 1923, subiu o Amazonas evangelizando com o primeiro pastor batista da Amazônia, Eurico Nelson e chegou em Cruzeiro do Sul em 1926.
“Mister Brandon chegou em Cruzeiro do Sul e fundou a Primeira Igreja Batista em 12 de maio de 1929 com 13 pessoas. A Igreja completa 93 anos, mas eu não sou fundador da igreja. Quem fundou foi o Mister Brandon, mas mesmo assim já estou em Cruzeiro do Sul há mais de 60 anos e há poucos anos quando estava retornando dos Estados Unidos para o Brasil fui questionado sobre a razão de morar tão longe”, disse.
O pastor Miguel lembrou que o jornalista da Fox News queria saber a razão dele ter escolhido um lugar tão distante para trabalhar ao questionar se aqui não tinha a igreja católica com padres e feiras e por isso não teria necessidade de mais pessoas para pregarem o evangelho ao ressaltar que mesmo tendo os padres e freiras muitas pessoas não ouviam o evangelho.
“Isso não é uma crítica a igreja católica, pela influência da pregação dos pastores batistas voltou a pregar o evangelho. Expliquei ao jornalista que tinha sido chamado por Deus para pregar o evangelho aos ribeirinhos e lugares mais distantes, porque apesar de já ter a igreja católica em nossa cidade, desde sua fundação, muita gente que não ouvia o evangelho através da igreja católica”, destacou.
“Amamos vocês, queremos continuar orando, temos um dos melhores colégios da cidade, o Colégio Cristão Cruzeiro, realizamos projetos sociais com o projeto IDE e os Motoqueiros de Cristo que leva atendimento à população ribeirinha que levam a mensagem para todos os lugares e todos vamos um dia se deparar com o todo poderoso”, disse ao destacar o importante trabalho dos vereadores.
“Somos muito gratos por essa homenagem a Primeira Igreja Batista, não preciso ser homenageado pelo faço porque pregar o evangelho é apenas o meu dever. Estou em Cruzeiro do Sul fazendo meu dever, mas aceito de bom grado esse reconhecimento à Igreja e oramos por vocês, desejamos o sucesso desse trabalho dos vereadores e a Igreja está à disposição. Muito agradecido”, finalizou o pastor.
O pastor Dauro usou a tribuna destacar que a Câmara Municipal tem uma geração nova de políticos que juntos com os pastores são classes não compreendidas ao destacar que a Igreja está focada na pregação do evangelho e os trabalhos dos políticos mexem com a vida e beneficiam as pessoas nas cidades momento que ressaltou que não esperava pela homenagem ao agradecer.
“Nesse momento especial, que pensei que nunca aconteceria e veio através dessa nova geração de políticos. O poder do evangelho é extremamente político com ações para melhorar a vida da sociedade com a política de Deus e suas bençãos que mexem onde política não pode mexer que é o coração das pessoas mudando para melhor os homens envolvidos as vezes com prostituição e devastados moralmente”, disse.
O vereador João Keleu fez um depoimento sobre sua vida, antes com situações que não eram boas, que chegou a ir para o presídio quatro vezes, fui alvejado e o médico não acreditou como ele conseguiu se salvar e estar vivo, ao afirmar que sua vida foi totalmente modificada depois que passou a escutar o evangelho conquistando muitas bençãos uma família.
“O importante é a palavra de Deus que muda a vida das pessoas. Dei uma grande volta na minha vida e hoje faço um trabalho com dependentes químicos. Hoje tenho família e essa Camara Municipal faz um trabalho, mas quem move tudo é o evangelho. Muitas vezes o poder público não dá a importância que era para dar as igrejas e faz muito pouco”, disse.
Ao finalizar o vereador João Keleu destacou que as igrejas são responsáveis pela mudança de vida para melhor de muitas pessoas que tem a oportunidade de ouvir o evangelho. “Fico muito feliz em ver a Câmara Municipal fazer uma homenagem a esses senhores que trabalham direto com Aquele que toma de conta do mundo e merecem esse reconhecimento”, disse.
O vereador Betão da BR saudou os presentes em nome do pastor Miguel ao ressaltar ser uma grande honra estar recebendo os pastores da Primeira Igreja Batista para receber a Moção de Aplausos muito merecida. “Falar de Jesus é uma coisa majestosa, se pode estar abalado como tiver e agradeço à Deus por ter me concedido o direito de viver depois que passei por um acidente em 2019. Deus salvou a minha vida”, disse.
O vereador Antônio Cosmo parabenizou o pastor Miguel e a Primeira Igreja Batista pela homenagem ao destaca a visão do vereador Clerton Souza pela indicação. “Graças a Deus que existem as igrejas evangélicas que tiram as pessoas das drogas e das bebidas, coisas que não agradam à Deus e que Ele abençoe sua vida e de todos para que possa cada vez mais buscar o evangelho”, disse.
O vereador Noeca da BR, que também é evangélico, destacou que não conhecia o pastor Migue ao ressaltar que de todas as Moções de Aplausos a do pastor Miguel se destaca como uma das mais importantes. “A Bíblia diz que na hora que ajudamos um necessitado emprestamos a Jesus. Imagine só emprestar alguma coisa para Deus. Vocês estão fazendo as coisas para Jesus Cristo e vão ter um lugar preparado no céu”, disse.
O vereador Gilmar da Saúde parabenizou o vereador Clerton Souza ao ressaltar que ele estava iluminado no dia que fez o pedido da Moção de Aplausos. “São 93 anos da Primeira Igreja Batista e nos honra muito a presença do pastor Miguel acompanhado de pastores, entre eles o pastor Pedro e Ezi são filhos da dona Madalena e irmão de sua amiga minha, Lodia Lopes.
“A Moção de Aplausos é para a Igreja, mas com a fala do pastor Miguel junto com o testemunho do vereador João Keleu quem ganhou o presente fomos nós. Temos feito um debate que homenagens póstumas são para a família e a Câmara Municipal quer fazer homenagens as pessoas em vida. Parabenizo o vereador Clerton e a Primeira Igreja Batista pela oportunidade de trazer a Palavra de Deus à essa Casa”, disse.
O vereador Altemar da Santa Rosa, que também é evangélico, destacou a importante Moção de Aplausos à Primeira Igreja Batista e ao pastor Miguel ao agradecer o importante trabalho feito em favor da população. “Agradeço de coração pelo trabalho de vocês e criar minha família dentro da igreja não é muito fácil porque as vezes tenho que chamar atenção do meu filho por conta das amizades”, disse.
O vereador Márcio da Farinha agradeceu aos colegas vereadores pela Moção de Aplausos à Primeira Igreja Batista e ao pastor Miguel que fazem um excelente trabalho no município pregando a Palavra de Deus na cidade e na zona rural. “Conheço do Tejo ao Breu e tem muitas igrejas e pastores fazendo o trabalho importante de plantar o bem porque o ser humano perdeu o amor”, disse.
O vereador Cristiano Rodrigues cumprimentou os presentes na pessoa do pastor Dauro e da professora Celene Lourenço e do vereador João Keleu pelo testemunho ao destacar o importante trabalho da igreja que já mudou para melhor a vida de muitas pessoas. “Imagine quantas vidas foram mudadas, famílias restauradas e pelo que continuem orando pela cidade e por todas as pessoas do município”, disse.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Franciney Freitas, agradeceu aos pastores pelo trabalho de evangelização ao destacar seu respeito pelos pastores e lembrar que na gestão passada apresentou um projeto de lei que foi aprovado para isentar igrejas de taxas públicas em reconhecimento ao trabalho prestado de cuidar da população.
“As igrejas salvam vidas, quantas pessoas foram resgatadas nas ruas pelas igrejas muitas delas nem a família queria mais saber. A política é uma coisa de Deus e todo político foi colocado no mandato por Deus. Se ela não faz a coisa correta vai acertar as contas depois com Deus. Gosto de ser vereador porque consigo atender as pessoas e também pedir ao Executivo para consertar uma rua”, disse.