Cruzeiro do Sul, Acre, 4 de abril de 2025 22:26

Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul recebe na tribuna representante da Fazenda da Esperança Feminina Maria Madalena junto com voluntárias

photo (20) (1)

Os vereadores e vereadoras de Cruzeiro do Sul receberam na Câmara Municipal,  na sessão da noite desta quinta-feira (20), a presidente da Fazenda da Esperança Maria Madalena em Cruzeiro do Sul que é uma comunidade terapêutica que acolhe mulheres dependentes de álcool, drogas e outras substâncias, que estava acompanhada de voluntárias.

Na visita a presidente da Fazenda Esperança Maria Madalena, a empresária Beatriz Cameli, usou a tribuna da Câmara Municipal para destacar o trabalho realizado pela entidade em prol da recuperação das mulheres que se envolveram com a dependência química ao enfatizar que a entidade ainda não conta com apoio do poder público momento que pediu o apoio do parlamento municipal.

Na tribuna a empresária Beatriz Cameli fez um relato dos trabalhos desenvolvidos pela entidade que até agora já atendeu 580 mulheres dependentes, inclusive com acolhimento dos seus filhos, momento que convidou todos os vereadores e vereadoras do município a empunhar a bandeira da Fazenda da Esperança Maria Madalena.

A Fazenda da Esperança Maria Madalena, fundada no dia 1º de abril de 2018, pelo padre espiritano Herbert Douteil (padre Heriberto) que aproveitou o espaço que tinha abrigado uma casa de freiras e não estava sendo utilizado para realizar um antigo sonho. Ele tinha feito um propósito de construir um lugar para tratar mulheres dependentes químicas.

Dona Beatriz Cameli contou um pouco das dificuldades que passa a Fazenda Esperança Maria Madalena, principalmente na questão de garantir a alimentação e outras despesas para custear o funcionamento da casa ao ressaltar que a entidade precisa de recursos para garantir um ambiente de convivência, espiritualidade e trabalho no tratamento.

O grupo de 30 voluntárias, que se dispuseram a cuidar das mulheres envolvidas com a dependência química, realiza o trabalho com o apoio de doações. A presidente informou que a Fazenda da Esperança Maria Madalena recebe mulheres que quando chegam participam de grande número de cursos profissionalizantes.

Dona Beatriz Cameli informou que ano passado a Fazenda ainda tinha recursos do padre Heriberto que durante estes sete anos arcou com custos e todos os gastos da Casa. “Seria muito exaustivo se não tivesse entidades que dessem atendimento social que são braços de ajuda da sociedade. Muitas vezes não damos valor para a situação dessas pessoas”, disse.

Veja o discurso da presidente da Fazenda da Esperança Maria Madalena, Beatriz Cameli na tribuna da Câmara Municipal:

Depois do discurso da presidente da Fazenda da Esperança Maria Madalena o presidente em exercício da Câmara Municipal, vereador João Keleu, manifestou total apoio a Fazenda da Esperança Maria Madalena ao parabenizar a presidente e todas as colaboradoras momento que enfatizou que o mundo está vivendo uma das maiores pandemias causadas pelos problemas de álcool e drogas.

A vereadora Valéria Lima (PP) destacou a importância da visita da presidente da Fazenda Esperança e suas colaboradoras à Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul ao ressaltar o grande número de pessoas envolvidas com as drogas e informar que um cadastro mostra que Cruzeiro do Sul rem cerca de 80 pessoas moradores de rua.

O vereador João Keleu destacou que é um dos voluntários da Fazenda da Esperança de Mâncio Lima momento que informou que não se pode desistir do ser humano e informou tem quatro pessoas que trabalham com ele são ex-dependentes químicos e um deles dá inclusive apoio à fazenda da Esperança Maria Madalena.

O vereador Cristiano Rodrigues (PP) parabenizou as voluntárias da Fazenda da Esperança Maria Madalena ao destacar que já é um compromisso dos vereadores e vereadoras melhorar a vida da população. “ Esse é um assunto que temos falado, a Comissão de Saúde está a disposição e vamos juntar os pedidos delas para juntar com os pedidos dos vereadores”, disse.

O vereador Franciney Freitas, usou a tribuna para parabenizar as voluntárias da Fazenda Maria Madalena. “São mulheres guerreiras nesse assunto, vamos buscar condições para ajudar essas mulheres e quero deixar o meu gabinete a disposição para cobrar para que se possa ter união para cuidar dessas pessoas que estão doentes”, disse.

O vereador Josafá Vale disse em seu discurso que quando passava não sabia o que funcionava naquele lugar momento que parabenizou a presidente e todos os voluntários da Fazenda da Esperança ao ressaltar que seu desejo é que todos sejam libertos dos vícios, mas sabemos que não precisa só disso”, disse.

A professora Josinei, voluntária da Fazenda da Esperança, que já trabalha há sete anos como voluntária, ao destacar o descaso total do poder público com a importante entidade. “O que vemos é um descaso total do poder público municipal e estadual. Quando foram lá foram em momentos esporádicos e sem compromisso”, disse e agradecer pelo apoio.

Janaíza de Oliveira Souza está na casa da Fazenda da Esperança há 10 anos e não sabe como vai viver na sociedade quando tiver que sair. “Aprendi muito na Fazenda da Esperança. A droga e o álcool não escolhe quem vai pegar, fiz uso até de crack, mas com apoio da Fazenda da Esperança consegui superar a dependência”, disse.