A Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul realizou sessão solene, na noite desta terça-feira (01), para abertura dos trabalhos legislativos de 2022 com a presença dos vereadores Franciney Freitas (Progressistas), presidente da Mesa Diretora, Clerton Souza (PSD), vice-presidente, Betão da BR (PSD), Noeca (DEM), Altemar (MDB), Antônio Cosmo (MDB), Mazinho da BR (MDB), Márcio da Farinha (PSDB) e Cristiano Rodrigues (MDB).
Na abertura dos trabalhos a tradicional oração foi feita pelo prefeito em exercício, Henrique Afonso (PSD), que prestigiou a sessão para levar a mensagem governamental de votos pela continuidade de um trabalho legislativo focado no desenvolvimento do município e na harmonia dos poderes. O Secretário de Articulação Política, professor José Maria Freitas, encarregado do contato com os vereadores, acompanhou o prefeito em exercício.
A palavra foi facultada pelo presidente Franciney Freitas ao prefeito em exercício, Henrique Afonso, que na tribuna destacou sua satisfação em estar presente na sessão de abertura dos trabalhos legislativos e aproveitou para apresentar sua saudação e a do prefeito Zequinha Lima ao cumprimentar o presidente da Casa e os demais vereadores presentes.
Henrique Afonso destacou que a autonomia assegura que a Câmara Municipal reflete o pensamento que tem sua origem nos diversos perfis partidários, refletindo diferenças substanciais no modo das pessoas verem os problemas e suas soluções e ter uma leitura da realidade ao avaliar que no campo dessas diferenças, pela experiência que ele e o prefeito Zequinha já tiveram na Casa Legislativa é que buscam se relacionar da melhor maneira possível mesmo na diversidade de opiniões, conceitos ideológicos e políticos.
“O importante é que temos a missão de transformar Cruzeiro do Sul que não é uma tarefa tão fácil, mas complexa pela visão dos problemas estruturais que a cidade tem que exigem unidade”, disse ao lembrar dos dias atribulados vivenciados por todos que exigem a união das forças antagônicas. “Estou falando da pandemia, esse momento avassalador no Acre, no Brasil e no mundo”, disse.
O prefeito em exercício destaca que a pandemia tem exigido um esforço redobrado para que se possa oferecer um serviço de saúde de qualidade pela 3ª onda da Covid e ainda mais com um surto gripal paralelo o que tem obrigado o prefeito Zequinha Lima fazer esse malabarismo de manter as questões da Covid, os serviços básicos e os pagamentos em dia dos salários dos servidores públicos municipais.
“A administração pública foi atingida em cheio. É dificil encontrar famílias que não tenham pessoas com uma ou com as duas enfermidades. É o grande desafio porque os números vistos no Estado e no município são de assustar”, disse ao ressaltar que o trabalho é para não ter ruas esburacadas, manter a coleta do lixo, a iluminação pública que é fundamental para garantir a segurança da população.
Classes de trabalhadores almejam aumentos de salários, o esforço feito para cumprir o pagamento de todos os salários, construção de trapiches, atendimento a ribeirinhos com a desobstrução dos rios e igarapés, casa de passagem para os ribeirinhos, solução para o problema de abastecimento de água nos bairros, expectativas dos produtores rurais nos ramais, 30 moradores nas ruas são algumas das preocupações enfrentadas pela gestão do prefeito Zequinha Lima e do vice Henrique Afonso que terão investimentos em 2022, destacou o prefeito em exercício.
O Secretário de Articulação Política, da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, professor José Maria Freitas, usou a tribuna da Câmara, para agradecer a Deus pela vida e saúde ao lembrar que a pandemia levou muitos amigos deixando enlutadas as famílias e destacar que ainda é preocupante a situação que está classificada como faixa amarela e precisa de muitos cuidados da população.
“É preocupante o momento, filas nos bancos, pessoas sem usar a máscara, ainda não podemos proibir as festas, mas estamos tratando isso com bastante preocupação. É um momento difícil, as pessoas estão pegando a Covid e confundindo com a gripe e para ser ter uma noção do problema de 40 médicos da rede básica de saúde 24 testaram positivo, além dos outros funcionários da saúde que estão afastados do serviço”, disse.
José Maria destacou também o respeito que o prefeito Zequinha e o vice-prefeito Henrique Afonso têm pelo parlamento e sua disposição para dialogar. “Neste ano que passou foram várias avaliações financeiras e políticas, em apenas seis meses de mandato o prefeito Zequinha deu aumento do piso e garantiu o PCCR com apoio da Câmara, aumentos que não foram dados nas gestões passadas e pendências que foram sanadas na atual. Os ACS foram beneficiados neste mês em mais de R$ 300 mil”, disse.
O secretário destacou ainda a questão da inadimplência de quase R$ 6 milhões que garantiriam muitos investimentos na construção de bueiros e outras ações do Executivo ao agradecer aos vereadores pela aprovação de mais um Programa de parcelamento de dívidas (Refis) para a regularização dos débitos para que se tenha uma cidade mais bem cuidada. “Não foi fácil o ano que passou, esse ano vai ser de muitos desafios e peço que os vereadores possam continuar debatendo e aprovando os projetos de interesse da população”, enfatiza.
Ao avaliar que 2022 José Maria ressalta que é um ano diferente pela Copa do Mundo e pela eleição. “Nos colocamos a disposição, fui convidado para atender a Câmara Municipal, em seguida passamos a dialogar com os partidos, respeitamos a todos e vamos continuar trabalhando com os que querem ajudar. Quero finalizar falando desta alegria de ter uma Câmara Municipal atuante, presente nos bairros e na zona rural e o prefeito Zequinha Lima agradece nessa primeira sessão de abertura dos trabalhos legislativos”, disse.
O secretário destacou ainda que a cobertura vacinal em Cruzeiro do Sul foi muito forte, quase 80% da população já está vacinada com a segunda dose, mas o trabalho agora continua com a vacinação sendo feita nas casas e empresas. “Muito obrigado, estou à disposição e qualquer problema não temos vaidades e a orientação do prefeito Zequinha e do vice Zequinha é ter um contato direto e diálogo com a Câmara o que possibilitou neste primeiro ano tanto o Executivo quando o legislativo estarem bem avaliados pela população”, finalizou.
O que disseram os vereadores:
Vereador Cristiano (MDB)
“Falar depois de dois mestres como o prefeito em exercício Henrique Afonso e o secretário José Maria fica dificil, mas quero agradecer à Deus por mais esse ano de trabalho que iniciamos, no recesso os vereadores deram mais trabalho ao Executivo na busca de melhorias para o nosso município. Que Deus nos proteja, quero parabenizar a gestão municipal pela gestão do trabalho de combate a Covid, agora o Executivo colocou mais um ponto de atendimento e cabe a todos nos unirmos para juntos, o legislativo fazendo sua parte de fiscalizar, mas também de colaborar com o Executivo para resolver os problemas da população. Que Deus nos abençoe e dê um ano de muitas vitórias e conquistas para nossa população”.
Mazinho da BR (MDB)
“Quero agradecer a Deus por este momento importante da volta dos trabalhos do parlamento neste ano de 2022 e agradecer ao prefeito em exercício, professor Henrique e ao secretário José Maria pela harmonia que tem fortalecido a luta pela melhoria da vida das pessoas com apoio do prefeito Zequinha Lima. A harmonia dos poderes é de grande importância nesse momento. Quero fazer um mandato diferente dos outros, ano passado me afastei do grupo, mas estarei mais presente e ao lado das pessoas. É preciso cuidado com essa doença e desejo muita sorte para todos, para o prefeito Zequinha e o vice Henrique que estão à frente desse exército e para mim não é satisfatório maltratar ninguem. Ao presidente Franciney que tem nos honrado muito com sua palavra, uma coisa muito importante para o parlamento por ter cumprido com sua palavra. Que possamos continuar, todos os colegas da mesma forma. Que Deus abençoe este início de trabalho”.
ANTONIO COSMO (MDB)
“Quero agradecer a Deus, amanheci o dia com disposição de trabalhar pelo povo, cumprimento a todos em nome do vereador Betão e do prefeito em exercício Henrique Afonso e ao secretário de Articulação Política José Maria que é uma pessoa que tem dado conta do recado na secretaria muito complexa e sua habilidade de tocar os trabalhos com serenidade e sabedoria. Esse ano é diferente dos outros porque além das políticas partidárias vamos ter que trabalhar para garantir melhores condições de vida as pessoas. Vi algumas pessoas dizendo que neste ano as coisas vão se realizar, mas a gestão do prefeito Zequinha não tem deixado as ações para o período político, estão trabalhando desde o início do mandato. O combate a Covid, a iluminação pública e a coleta de lixo estão muito boas, mas a vontade de servir é importante. Finalizo minha fala para agradecer a gestão que tem estendido as mãos para quem mais necessita, construindo trapiches de até 50 metros, interagir e ouvir o cidadão que necessita. Essa gestão está junto com o povo na busca de solução para os diferentes problemas, priorizando amenizar os problemas. Agradecer em especial a Deus e pedir que ele proteja as autoridades e todos os representantes das comunidades e a gestão do prefeito e todos os funcionários. Deus abençoe os vereadores vamos continuar nessa pegada, vou ter meus candidatos para apoiar, mas em primeiro lugar estará nossa população e que Deus possa abençoar o mandato do presidente nessa Casa, do prefeito e do vice-prefeito”.
CLERTON SOUZA, VICE-PRESIDENTE (PSD)
“Cumprimento o presidente Franciney Freitas que tem conduzido à Câmara Municipal com muita sabedoria. Cumprimento o prefeito em exercício e o secretário José Maria. É um motivo de alegria recebê-los, estive nos últimos 15 dias em Rio Branco e fiquei feliz em ouvir as pessoas elogiando o trabalho em Cruzeiro do Sul. Temos feito um trabalho de companheirismo, somos acompanhados pelas pessoas de Rio Branco que dizem que queriam um prefeito Zequinha, um secretário como Aldemir Maciel e Igoor que são técnicos, mas tem a sensibilidade de ouvir sugestões. Os pequenos detalhes é que enriquecem a gestão. Falar de coleta seletiva brilha meus olhos, ver na praça com equipamentos para recolher garrafas e pet e também o trabalho do secretário Aldemir Maciel. Conversando sentimos um pouco a distância da gestão com referência ao pequeno agricultor, mas ajustes já começaram a ser feitos. Meu mandato foi primeiro na zona urbana, mas nesse segundo ano quero dar apoio também aos produtores rurais. Queria ver Cruzeiro do Sul com uma política voltada para a juventude da zona rural com oportunidades e geração de empregos porque pela falta a juventude acaba se perdendo. Nesse ano quero ter um olhar especial aos jovens da liberdade, Lagoinha e outras comunidades rurais e possamos ter muito mais com sabedoria, mansidão, domínio próprio e continuarmos com essa blindagem que foi um diferencial nas nossas vidas”.
BETÃO DA BR (PSD)
“Agradecer a Deus, o soberano Rei, que nos permitiu estar vivos. Jamais cheguei em qualquer pessoa para falar mal do prefeito ou pedir alguma coisa para mim. Sempre falo das minhas ações e do que tenho que fazer no desafio de melhorar as condições dos agricultores que as vezes falam pela falta de ramal. Minha esposa não queria que eu fosse vereador, trabalhava com petróleo, mas disse que queria ser testado. Graças a Deus avalio que estamos indo bem. Cumprimento o prefeito em exercício, convidei ele para ir no Ramal do Lirão que tem um povo que ainda carrega farinha nas costas por dois quilômetros e frutas. No Ramal do Besouro, Liu, Peruano que poderemos entrarem até três quilômetros. Só sabe das dificuldades se for ver de perto. Temos muito a fazer, mas agradeço a gestão do prefeito Zequinha pela decisão de estar na zona rural. Parabenizo a todos os vereadores que se envolvem nesse trabalho em prol do povo. Estava no Ramal 5 vendo os problemas do ramal onde a pessoa não pode andar pela estrada. Mas, só temos guerreiros e mesmo os problemas sendo grandes estão sendo resolvidos”.
NOECA (DEM)
“Agradeço a presença do prefeito em exercício, Henrique Afonso, pessoa que conheço há muito tempo. A gente só vale o que é e o que tem, mas quero agradecer a Deus por tudo que ele tem feito para mim e para minha família. Quantos amigos perdi para a Covid e outras doenças, agora mesmo acabei de perder mais um amigo que se preparava para visitar o pai dele, caiu e morreu. Fiquei pensando que depois que a pessoa morre até a roupa dele tem que ser vestido pelos outros. O corpo do meu amigo que morreu, graças a Deus, foi trazido para Cruzeiro do Sul, num preço caro, mas com muita boa vontade conseguimos trazer. Só Deus tem misericórdia de nós. Faço política todos os dias, no recesso não parei, trabalhei todas as semanas e trago pessoas doentes dos ramais, mas estou muito feliz. Pedi à Deus para ser eleito para comprar um carro para transportar as pessoas doentes, mas não é muito fácil cumprir a palavra, mas se eu disser que vou fazer sou daqueles do tempo de que o fio do bigode era que valia. Que Deus abençoe todos vocês, sou um dos vereadores que menos visita o prefeito e peço que Deus abençoe todos e agradeço também ao presidente Franciney pelo apoio que tem dado aos vereadores. Que Deus abençoe a caminhada de cada um dos vereadores”, disse.
ALTEMAR DA SANTA ROSA (MDB)
O vereador Altemar da Santa Rosa Agradeceu à Deus ao destacar a amizade com o secretário José Maria que ele conhece há muito tempo. “Entendo que somos eleitos para defender o povo. Lembro do saudoso Celso Lima Verde que dizia que o pau que bate no Francisco não bate da mesma forma no Chico ao reclamar que alguns pedidos feitos por ele para atender problemas da população não foram atendidos. “Tenho dito que não pretendo mais ser reeleito, mas quero nesses três anos representar o povo, já tenho experiência nestes 10 anos de Câmara. A gente vai na casa do eleitor dizendo que vai representá-lo, mas se o vereador não tiver apoio da prefeitura na solução dos problemas não dá pra dizer uma coisa para as pessoas e depois não atendê-las. Não quero decepcionar as pessoas que acreditaram no Altemar”, disse.
MARCIO DA FARINHA (PSDB)
“Agradeço à Deus por estar mais uma vez participar de uma sessão na Casa do Povo e aproveito para agradecer ao prefeito Zequinha Lima, ao vice-prefeito Henrique Afonso e aos secretários de Obras, Josinaldo Batista e do Meio Ambiente, Igoor Neves. Quero agradecer a presença do prefeito em exercício, Henrique Afonso e do secretário de Articulação Política, professor José Maria. Primeiramente agradeço à Deus, ao vice-prefeito Henrique, ao prefeito Zequinha e aos secretários Josinaldo que tem atendido alguns pedidos meus para solucionar problemas da população e da mesma forma o Igoor Neves que são secretários que atendem a população. Entrei na política para fazer o melhor para a sociedade e em favor do povo e vou continuar fazendo meu trabalho de cobrar e fiscalizar.
FRANCINEY FREITAS, PRESIDENTE DA MESA DIRETORA (PROGRESSISTAS)
O presidente da Câmara Municipal, vereador Franciney Freitas, cumprimentou os vereadores, funcionários e assessores da Câmara, o secretário José Maria e o prefeito em exercício Henrique Afonso ao agradecer pela presença na sessão de abertura dos trabalhos legislativos de 2022. “Só tenho que agradecer a Deus, creio num Deus vivo que é quem me sustenta e todos os dias que levanto agradeço pela sabedoria que ele tem me dado. Não quero ser melhor do que ninguem, apenas errar menos. Quero dizer aos vereadores que não estou aqui como presidente, mas como um amigo de vocês e se Deus quiser no final destes quatro anos quero estar sem ter ninguém para falar mal de mim. Quero junto com os senhores e a Mesa Diretora fazer um trabalho em conjunto, na gestão passada fazia pedidos mesmo tem sido eleito pelo PT, mas quando chegava na prefeitura as pessoas me criticavam. Estive no Deracre para solucionar a questão de um ramal e sei do esforço de cada vereador. Nunca vi os vereadores pedindo da prefeitura algo para si. Vejo uma Câmara Municipal respeitada, os vereadores são bem recebidos tanto na cidade, quanto na zona rural e ramais. Agora mesmo, neste domingo, visitei um amigo num ramal onde vi alguns problemas que pedi solução do Deracre. Tenho dado o melhor de mim para auxiliar, quando não posso vou em busca de quem pode e sempre estou à disposição. Quero agradecer a gestão municipal, ao prefeito Zequinha Lima e ao vice Henrique Afonso, que é um vice que está aí para somar e nesse ano de eleição vamos respeitar os vereadores, pois cada um tem seu seguimento político”.