Cruzeiro do Sul, Acre, 25 de novembro de 2024 15:50

Câmara Municipal realiza Audiência sobre Políticas Públicas para a Juventude proposta pelo vereador Clerton Souza

audiencia publica mesa capa900

Com uma animada roda de capoeira teve início, na manhã desta sexta-feira (03), na Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, uma Audiência sobre Políticas Públicas para a Juventude, proposta pelo gabinete do vereador Clerton Souza (PSD) com participação de jovens da cidade, da zona rural e dos municípios de Rodrigues Alves e Mâncio Lima, além do presidente do Diretório Central (DCE) da Universidade Federal do Acre (UFAC).

Outro presença de destaque na Audiência Pública é do assessor da juventude do governo do Estado, Caio Pinheiro, que assumiu recentemente o cargo no governo Gladson Cameli e veiod e Rio Branco para prestigiar a audiência pública. “  

O vereador Clerton Souza destacou a importância da audiência pública para tratar diretamente com os jovens que ganharam espaço na tribuna da Câmara Municipal para falar das suas necessidades. “ Iniciamos com a Capoeira que representa a resistência, fui o primeiro aluno de capoeira de Cruzeiro do Sul e agradecemos a esses grupos que fazem um trabalho social de inclusão incrível e mesmo na pandemia continuaram o trabalho na suas casas”, disse.

Clerton destaca também que o grande encontro, audiência pública para tratar de temas de importância para a juventude que não tem tido nenhum tipo de política voltada para os jovens. “No governo do Estado a assessoria da juventude estava parada, mas agora assumiu o Caio Pinheiro que agradecemos sua presença que mostra o interesse do governo neste debate de grande importância”, avalia.

O vereador destaca ainda que o objetivo é captar a visão dos próprios jovens sobre pautas que possam nortear essa luta. “Estávamos numa inércia com referência a atenção a jventude, aqui temos representação das zonas urbana e rural, grupos culturais, comunidade acadêmica que precisam ser os grandes norteadores das informações que precisamos para cuidar desse importantes segmento com destaque ao desemprego e ao primero emprego”.

Na semana passada o vereador Clerton Souza apresentou um Ante Projeto de Lei sobre o primeiro emprego que propõe ao município conceder benefícios tributários as empresas que derem a oportunidade do primeiro emprego aos jovens. “Quando o jovem busca um emprego o empresário exige experiência, mas na verdade o jovem é uma mão-de-obra potencial e de grande qualidade e precisa da primeira oportunidade”, avalia

 

 

O vereador João Keleu (Progressistas) participou da audiência representando os demais vereadores que se encontram em outras agendas destacou a importância de cuidar bem da juventude para que siga um caminho de sucesso na vida e não trilhe pelo caminho da dependência química. “Estava nesse momento atendendo um jovem dependente químico que será encaminhado para tratamento. Com certeza nosso trabalho será para evitar esse tipo de coisa acontecer na vida do jovem e as vezes o poder público não se preocupa com políticas públicas para eles”, disse.

O presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) do Campus Floresta da Universidade Federal do Acre (UFAC), Ulisses Bandeira, avalia como histórica a realização da audiência pública proposta pelo vereador Clerton Souza com o objetivo de discutir as políticas públicas necessárias para garantir investimentos que beneficiem a juventude que precisa ficar livre das drogas e outros malefícios causam tanto mal a sociedade.

Como pautas principais para a audiência pública o DCE é primeiramente a questão do sistema de transporte público que é pauta urgente porque o município não tem transporte público para atender os jovens e está parada há muito tempo, criação do Conselho de Juventude de Cruzeiro do Sul para discutir a criação da Secretaria Municipal de Juventude na prefeitura e os vereadores estão de parabens pela abertura do espaço”, disse.

“Apesar da pequenez do ato é um evento histórico, pela primeira vez, através do mandato do vereador Clerton Souza podemos discutir as políticas que oferecem subsídios para que os jovens não se marginalize ou a sociedade marginalize o jovem por falta de oportunidade e convocamos os acadêmicos secundaristas da UFAC e do Instituto Federal do Acre (IFAC) para participar e encaminhar pautas para os poderes Executivo e Legislativo”, disse.

Depois da abertura foi aberto um espaço na tribuna da Câmara Municipal para os jovens falarem sobre suas necessidades que foi inicialmente utilizado pelo professor Bráulio que aproveitou para incentivar os jovens a aproveitarem a oportunidade. “Quero instigar os jovens a falar é um espaço, sou professor de História e de Direito e o que mais me encanta é esse espaço para o jovem se expressar”, disse.

O jovem Caio Campos, estudante morador da vila Santa Luzia, foi um dos que usou a tribunana audiência pública. “Não tem nada de política de governo na nossa vila, nenhuma bola de futebol foi doada para os jovens e estamos cansados de falácia, queremos ação e políticas públicas efetivas que beneficiem os jovens em suas necessidades”, avaliou o jovem.

O jovem Lourenço, presidente do bairro do Mitirizal, destacou que  participa da luta pela juventude há muito tempo, foi presidente dos grêmios na escola e avalia que o município não tem um coordenação de juventude e do governo do Estado também até agora não se viu nada em favor da juventude, apenas na época da eleição se tem a esperança. “A juventude precisa ficar atenta para isso porque a nossa força pode mudar muitas coisas para melhor”, disse.

Lourenço destaca que o bairro do miritizal está centralizado, mas não tem políticas de transporte público para dar oporturnidade para ao jovem se locomover porque o nosso bairro é muito grande. Precisamos tirar pautas para pressionar o governo do Estado e a prefeitura para que as coisas possa acontecer em beneficio da juventude e parabenizo o vereador Clerton por essa iniciativa”, finaliza.

O professor Dr Anailton Salgado, presidente do Conselho Municipal de Cultura e diretor do Centro Integrado de Referênca Te  que trabalha com a juventude parabeniza o vereador Clerton Souza, autor da proposta e os vereadores pela iniciativa de construir diretrizes nuca discussão direta com os jovens que podem expressar suas necessidades que certamente estão focadas na educação e oportunidade de emprego, entre outras.

“Considero de fundamental importância a realização dessa juventude e a participação de todas as pessoas presentes pela importância de colocar a juventude para expandir suas vozes que as vezes se encontram silenciadas e ver que perspectivas de políticas públicas que podem ser direcionadas a esse segmento. A nova geraçao precisa acordar, buscar seus direitos e melhorias para que possam planejar o futuro que precisam”, disse.

O assessor da Juventude do governo do Estado, Caio Pinheiro, que representa o governador Gladson Cameli, é uma das expressivas lideranças governamentais presentes no encontro.