Na noite desta terça-feira, 09, a Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul realizou mais uma Sessão Ordinária, no Plenário da Sala de Sessões, sem a presença de público devido os cuidados com a pandemia, ocasião que os parlamentares destacaram diversos assuntos e fizeram várias indicações em benefício da população.
VEREADOR MÁRCIO DA FARINHA (PSDB)
O vereador Márcio da Farinha (PSDB) usou seu tempo regimental para cobrar do Poder Executivo mais fiscalização e a retirada de bares construídos recentemente na aérea do mercado público no centro de Cruzeiro do Sul, próximo a usina de arroz. De acordo com o parlamentar a presença dos bares, o acúmulo diário de bêbados e a falta de segurança proporcionam um ambiente hostil para as pessoas que, inclusive deixaram de realizar compras nas proximidades, em virtude da grande quantidade de pessoas bêbadas nos bares.
VEREADOR BETÃO DA BR (PSD)
O vereador Betão da BR usou a tribuna para encaminhar Indicação ao Setor de Iluminação pública de Cruzeiro do Sul solicitando a colocação de iluminação no cemitério da Vila Santa Luzia, BR 364. Outras duas solicitações foram encaminhadas à Secretaria de Educação pedindo uma explicação sobre os procedimentos de doações de kits de merenda escolar as famílias de baixa renda da zona rural do município e a outra para que a secretaria possa remanejar uma escola dentro do rio Campinas que esta as margens do rio para um local mais seguro e que traga maior tranquilidade aos alunos.
V)
O vereador emedebista Cristiano Rodrigues solicitou a gestão municipal uma intervenção urgente em um ponto crítico da Rua Leopoldo de Bulhões, bairro do Telégrafo, atrás do Bezerrão, onde uma cratera formou-se já algum tempo e ainda não foi feita a contenção dos desmoronamentos podendo causar danos as famílias e acidente de trânsito no local. O vereador solicitou também intervenção em um trecho da Rua Mato Grosso, Bairro do Telégrafo.
Cristiano também cobrou melhorias no mercado do agricultor que necessita de reparos e limpeza, para melhor atender o consumidor cruzeirense.
VEREADOR ANTÔNIO COSMO (MDB)
O vereador Antônio Cosmo enviou um ofício ao Senhor José Lima, Coordenador da Defesa Civil, solicitando que o mesmo possa enviar à Câmara de Vereadores o Plano de Metas da utilização dos recursos federais enviados pela Defesa Civil Nacional para o combate as enchentes no rio Juruá com o objetivo deste poder ter controle dos gastos do executivo.
VEREADOR CLERTON SOUZA (PSD)
O vice-presidente da Câmara de Municipal, vereador Clerton Souza, primeiro agradeceu as
instituições que estão fazendo donativos à Campanha Juruá Solidário como, IFAC, UFAC, MP, ALEAC, FECOMÉRCIO, parlamentares e sociedade civil. Clerton também solicitou da Secretaria de Meio Ambiente, a limpeza da quadra de vôlei do conjunto Vale dos Buritis, pois a quadra necessita de uma limpeza para que possa voltar a atender as necessidades da comunidade.
Como pedido mais importante o parlamentar solicitou uma reunião de alinhamento entre o Deracre e a Prefeitura Municipal para definir as competências nas melhorias de infraestrutura nos conjuntos habitacionais de Cruzeiro do Sul que sofrem com essa problemática de indefinição das ações do poder público e com isso o povo fica sem receber as melhorias. O parlamentar informou que esteve visitando os conjuntos Miritizal, Cumarú, Vale dos Buritis e São Salvador e todos apresentam as mesmas demandas razão da necessidade urgente da reunião entre os dois poderes, estadual e municipal.
VEREADOR LEANDRO CÂNDIDO (PP)
O Progressista Leandro Cândido subiu a Tribuna para apresentar a Mesa Diretora do legislativo o pedido de uma Moção de Aplausos e Parabéns para o Secretário de Meio Ambiente de Cruzeiro do Sul, senhor Igoor Neves, pelo ótimo trabalho que vem sendo realizado frente a pasta responsável pela limpeza e o desenvolvimento de políticas ambientais no âmbito do município.
VEREADOR GILMAR GILES (PDT)
O parlamentar do PDT Gilmar da Saúde, iniciou seu discurso parabenizando todas as servidoras da Casa pela passagem do dia 08 de março, dia em que o mundo comemora o Dia Internacional da Mulher. Depois Gilmar enviou uma Indicação ao Secretário Municipal de Trânsito, Francisco Fabio Correia, “o Novo” para que o mesmo possa realizar a sinalização vertical e horizontal do estacionamento da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul. Uma vez que durante o período diurno o espaço é utilizado por motoristas que não estão prestando serviços a este poder ou estão em busca de alguma necessidade nesta casa.
Como assunto mais importante, o vereador Gilmar anunciou o lançamento do Fundo de Amparo e Auxílio aos Técnicos e Auxiliares em Enfermagem – FAATEC- que visa através da verba do gabinete do próprio vereador destinar um recurso para um fundo administrado e gerenciado por uma comissão de técnicos e auxiliares que será utilizado de acordo com as necessidades dos profissionais. Gilmar afirmou que essa ideia de valorizar os profissionais através do fundo irá permanecer até o fim de seu mandato e que mesmo assim irá lutar por melhorias e valorização nos salários dos profissionais técnicos e auxiliares que são tão importantes nos cuidados aos pacientes que procuram as unidades de saúde.
VEREADOR FRANCINEY FREITAS (PP)
O presidente da Casa, vereador Franciney Freitas encerrou o grande expediente agradecendo o convite da coordenação da Campanha Juruá Solidário para que pudesse acompanhar as entregas de donativos as famílias das comunidades ribeirinhas do rio Juruá Mirim e aproveitando a visita verificou a necessidade e algumas demandas reivindicadas ao Executivo.
O vereador encaminhou reivindicação ao Secretário municipal de Educação para que o mesmo possa realizar a reforma e manutenção de todas as escolas da Regional Juruá-Mirim e, em especial, nas escolas Joaquim de Paula, comunidade Extrema e Jacinto Barboza Gondim, Comunidade Santo Antônio.
Outro pedido realizado pelo vereador Franciney trata-se da contratação e do treinamento de um Agente de Endemias para atuar na comunidade Santo Antônio, pois os moradores do Rio Mirim sofrem bastante para ter o diagnóstico de malária, precisando subir ou descer rio durante horas em busca dessa necessidade. O local escolhido para essa demanda justifica-se pelo fato de a comunidade ficar anexamente na metade da viagem, ou seja, atenderia tanto as pessoas das comunidades acima como das comunidades abaixo evitando que as pessoas possam ir ao município de Porto Walter.
Após o expediente único o presidente Franciney Freitas iniciou a “Ordem do Dia” onde a única proposta em pauta para ser discutida e votada foi a Moção de Aplausos e Parabéns apresentada pelo vereador Leandro Cândido que foi aprovada por unanimidade em nome do senhor Igoor neves, Secretário de Meio Ambiente.