Cruzeiro do Sul, Acre, 30 de dezembro de 2024 12:46

Caravana dos Prefeitos visita plantação de café em Mâncio Lima

cagfecapa (1)

A Caravana dos Prefeitos do Acre visitou, na tarde desta quarta-feira (27), uma plantação de café em larga escala, no município de Mâncio Lima, localizado a 45 km de Cruzeiro do Sul. São 52 mil pés de café, plantados em 15 hectares de terra, na fazenda Monte Sinai, no Ramal Feijão Insosso.

O proprietário da fazenda, deputado estadual Jonas Lima, informou que em 1 hectare, bem cultivado, pode se colher até 120 sacas de café. Hoje, cada saca está sendo vendida a R$ 700. O segredo para ter uma boa produção, segundo ele, está em uma terra bem adubada e uma boa irrigação.

“Conheci a cultura do café no Município de Acrelândia e estar em Mâncio Lima sendo um dos empreendedores de café, pra mim, é muita alegria, com a presença do Tião Bocalom, que foi prefeito em Acrelândia, hoje prefeito da Capital, aqui prestigiando uma lavoura com tecnologia muito avançada”.

O presidente da Amac, perfeito Tião Bocalom, disse que esse é o caminho para gerar riqueza. De acordo com o gestor, o café é uma espécie de “ouro verde”, que o Acre precisa conhecer. Ele sente animado por estar vendo pessoas como Jonas Lima apostando no desenvolvimento, através da agricultura.

“Eu sempre falei que aqui no Acre, assim como outros estados brasileiros, o café é uma alternativa, principalmente para o pequeno produtor. O Jonas nos mostrou a lavoura que ele tem e a quantidade de café com uma alta produtividade e ele implementou muito a tecnologia, com irrigação toda automatizada que ele faz o controle pelo celular, um grande investimento. Mas que o pequeno produtor também pode sem ter que fazer grandes investimentos”, explicou.

O prefeito de Mâncio Lima, Isaque Lima, ressaltou que já são 150 mil mudas distribuídas no município e que a prefeitura, em parceria com os deputados federais e estaduais que tem ajudado com insumos e na compra de mudas.

“Até o fim do ano iremos distribuir 440 mil mudas para mais de 100 produtores rurais, a custo zero que, temos cadastrados”, concluiu.