Cruzeiro do Sul, Acre, 6 de fevereiro de 2025 18:39

Casa Reviver, Fazenda da Esperança e Casa Maria Madalena recebem Moção de Aplausos da Câmara Municipal

Moçaodeaplausosentidades (1)900

Em momento solene da sessão ordinária, desta quinta-feira (27), a Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul concedeu Moção de Aplausos ao Centro de Recuperação Casa Reviver, a Fazenda da Esperança e a Casa Maria Madalena que realizam no município um importante trabalho social de acolhimento e tratamento de usuários de drogas.

As Moções de Aplausos foram propostas pelo vereador Clerton Souza para o Centro de Recuperação Casa Reviver, representante pelo seu diretor, o pastor da Assembleia de Deus, Elians Monteiro, vereador João Keleu para a Fazenda da Esperança D. Luiz Herbst, representada pelo senhor Claiton e para a Casa Maria Madalena representada pela senhorita Cleia.

Vereador Clerton Souza entrega a Moção de Aplausos ao pastor Elians da Casa de Recuperação Reviver

O pastor Elians Monteiro usou a tribuna para agradecer o reconhecimento de todos os vereadores ao Centro de Recuperação Casa Reviver momento que inicialmente parabenizou o trabalho dos parlamentares na solução dos  problemas da população, inclusive com os sociais como a dependência química que é um problema que precisa ser visto pelas autoridades.

“Uma Moção de Aplausos mostra que vale a pena manter a esperança que nunca vai morrer e está viva, que é Jesus. Falar de comunidade terapêutica e falar de trabalho árduo, dolorido, de família, de seres humanos que vivem a margem da sociedade e de desburocratização porque parte do poder público faz descaso e não olha para a área social de forma devida”, disse.

O pastor Elians enfatiza que o poder público faz campanhas em dias alusivos, mas há um dito de que é melhor prevenir do que remediar ao destacar o trabalho das Igrejas Católica e Assembleia de Deus e outras que trabalham na reinserção familiar, prevenção e resgate das pessoas vítimas da dependência química que vem matando muito bem antes da Covid-19.

Ao agradecer o apoio da prefeitura de Cruzeiro do Sul o pastor Elians louva à Deus pela vida do prefeito Zequinha Lima e do vice-prefeito Henrique Afonso que estão investindo e ajudando. “É um bom apoio, que pode melhorar, mas o Estado está devendo e vamos cobrar, mas prefiro cobrar trabalhando”, enfatiza.

Elians alerta que as garantias dos direitos é dever do poder público ao ressaltar que as instituições filantrópicas precisam do apoio do poder público e não conseguirão sobreviver sem esses recursos ao ressaltar que o município está numa região de fronteira onde o problema das drogas aumenta a cada dia sendo necessário um trabalho incisivo de prevenção.

“Obrigado pelo apoio do prefeito Zequinha Lima e dos vereadores o trabalho feito pela prefeitura no hotel na gestão passada rendeu bons resultados com pessoas recuperadas e as instituições fazem um trabalho de alta complexidade, mas como vai fazer sem recursos, elas só fazem se tiverem o apoio das autoridades”, ressalta ao concluir.

Vereador João Keleu entrega Moção de aplausos ao coordenador da Fazenda da Esperança, Claiton

O diretor da Fazenda Esperança, senhor Claiton, recebeu a Moção de Aplausos do vereador João Keleu e na tribuna agradeceu à Deus, aos vereadores e ao vereador João Keleu, autor da proposta, ao ressaltar que é um dependente químico que passou 24 anos na drogadição e conseguiu se recuperar na Fazenda da Esperança onde atualmente é o coordenador.

“Agradeço à Deus e aos vereadores e ao vereador João Keleu. O pastor Elians falou palavras muito sábias, ninguém mais do que quem passou pela situação para saber a dificuldade que o mundo oferece aos dependentes e na Fazenda da Esperança fazemos um trabalho árduo e tem dias que nos perguntamos se vamos conseguir continuar pelas dificuldades”, afirma.

Segundo Claiton no momento não é possível acolher mais dependentes na Fazenda da Esperança, pela superlotação, ao ressaltar que todos os dias recebe cerca de cinco pedidos de internação. “Meus sinceros agradecimentos, a burocracia atrapalha, mas quem quiser fazer doações podem fazer sem nenhum problema e será bem vinda a doação”, disse.

Ao finalizar Claiton destacou que sua pessoa é a prova de há uma esperança para alguém que está passando por dependência química e só os familiares de um dependente sabem na realidade o que é a situação. “Precisamos de mais pessoas doando para que possamos ajudar aqueles que realmente precisam de nós”, finaliza.

Vereador João Keleu entrega a representante da Casa Maria Madalena, Cleia, a Moção de Aplausos

A representante da coordenadora da Fazenda da Esperança, Cleia, recebeu do vereador João Keleu a Moção de Aplausos e ao agradecer o reconhecimento da Câmara Municipal informou que a instituição acolhe mulheres carentes com dependência química, inclusive abriga seus filhos e depende mesmo da providência de Deus, mas também de doações da sociedade.

Cleia destacou a afirmação do pastor Elians de que a dependência química está crescendo e que a Fazenda da Esperança ainda não é tão conhecida, mas precisa de ajuda para garantir o atendimento as dependentes que são pessoas carentes ao ressaltar que não tem como não acolher uma mãe ou uma jovem dependente e seus filhos.

Segundo Cleia todas as pessoas que tem um vício e usam drogas carregam com elas, com certeza, uma grande dor e as meninas confessam torturas e abusos sexuais, que depois procurou um homem, mas ele a forçava ter relações com outros homens e muitas histórias tristes que as levaram a dependência química

“O Frei Hans, fundador da Fazenda da Esperança sempre diz que depois que a pessoa conhece sua dor não usa mais drogas. Além de acolher a mãe acolhemos também as crianças, que na sua infância já sabem muitas coisas obscenas que aprenderam ao verem as mães fazendo. Não temos espaço para acolher crianças, mas acolhemos todos”, disse.

Ao finalizar seu discurso Cleia faz um convite às pessoas da comunidade para conhecerem o trabalho da Casa Maria Madalena ao ressaltar ser necessário que possam sem compromissos visitar a unidade. “Aquelas meninas não precisam apenas de alimentos, estou lá de dia e noite e elas precisam de alguém para conversar e gradeço ao vereador João Keleu que sempre tem disponibilizado seu tempo para nos ajudar”, disse.

O vereador Zaldo parabenizou os representantes das instituições sociais que cuida dos dependentes e cobrou do governo do Estado um apoio maior ao ressaltar que falando ao invés de realizar políticas públicas para ajudar as instituições o governo do Estado só investe em reforma de prédios e até de museus.

O vereador João Keleu louvou à Deus pela vida do pastor Elians, do Claiton e da Cleia ao informar que faz um trabalho de primeiro contato entre os dependentes e as instituições. “O pastor falou uma coisa certa do aumento do número de dependentes químicos e tive até uma conversa com o promotor de justiça para explicar o tamanho do problema na cidade”, disse.

João Keleu destacou que na Fazenda da Esperança tem 30, na Casa Reviver tem 20 na Casa Maria Madalena também está no seu limite de atendimento ao pedir o apoio dos políticos que se não derem as mãos a coisa vai ficar muito mais difícil. “

“Trabalho com cinco ex-dependentes químicos e avalio que muitas pessoas só precisam de uma oportunidade para retornar a sociedade. Minha irmã tem dois filhos dependentes, ela nunca viveu e nem o coração dela aguentou e só quem sabem é quem cuida. Se existe uma coisa que dá um desespero numa mãe é saber que o filho dela está usando drogas”, disse.

O vereador Clerton Souza parabenizou os gestores das casas terapêuticas Renascer, Fazenda da Esperança e Casa Maria Madalena que fazem um lindo trabalho e aproveitou para parabenizar o prefeito Zequinha Lima que tem garantindo apoio financeiro através de convênio com as entidades sociais que cuidam dos dependentes.

“Fiz uma continha aqui de que um ser humano consome cerca de R$ 30,00 com despesas diárias. O que vocês fazem não tem outra explicação é o amor de Deus. Quando visito percebo o tamanho do prato dependentes e fico pensando do tamanho da despesa. Se aquela turma vier para rua é um prejuízo para o comércio e para as famílias”, disse.

Na avaliação do vereador há muito tempo o Estado tem sido omisso com a entidades que trabalha com a dependência química, mas a prefeitura tem apoiado as entidades inscritas no Conselho de Assistência Social. Quero parabenizar o prefeito Zequinha Lima e convocar todos da nossa legislatura para fortalecer esse trabalho”, enfatiza.

O vereador Gilmar da Saúde parabenizou os agraciados com a Moção de Aplausos ao destacar que os vereadores foram muito felizes na indicação pelo trabalho que cada entidade realiza ao garantir o apoio da Câmara Municipal ao trabalho das casas terapêuticas.

“Já visitei a Casa Reviver que o nome já mostra a tradução trabalho realizado, reviver e dar vida, na Fazenda da Esperança é da mesma forma esperança aos dependentes e quero agradecer a presença da esposa do pastor Elians. A Câmara não pode fazer projetos que onerem o município, mas estamos a disposição para apoiar estes importantes projetos”, disse.

Ao parabenizar os representantes das instituições o vereador Elter Nóbrega destacou que a Associação Atlética Banco do Brasil já deu um apoio a Casa Reviver ao se comprometer ampliar o apoio e ressaltar a sociedade ainda é hipócrita e valoriza mais o traficante que vive desviando pessoas do que as que trabalham para atender os dependentes químicos.

O vereador Márcio da Farinha agradeceu aos representantes das instituições que atendem aos dependentes químicos que precisam da ajuda do poder público, principalmente do governo do Estado que não tem colaborado, ao ressaltar que atualmente a droga parece estar liberada na cidade. “Parabenizo todos e peço que continuem esse trabalho”, disse.

O vereador Noeca destacou que para fazer o trabalho de cuidar dos dependentes químicos, realizado pelas instituições sociais, é preciso ter Deus no coração. “Precisamos ter mais Deus no coração, fazer o que o pastor faz é para muito pouca gente. É a vida, mas sempre digo que Deus não vai deixar ninguém desamparado e terá sempre alguém para cuida. Quero deixar uma mensagem para o senhor de que do homem o senhor não pode esperar nada, mas Deus nunca vai desampará-lo”, disse.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Franciney Freitas, agradeceu e parabenizou os representantes da Casa Reviver, Fazenda da Esperança e Casa Maria Madalena ao ressaltar que são merecedores de receber troféus da imprensa que deveria divulgar diariamente o trabalho realizado de recuperação dos dependentes químicos.

“Na gestão passada consegui aprovar um projeto isentando as instituições filantrópicas das taxas municipais, não foi muito fácil, mas consegui aprovar o projeto de lei que foi sancionado pelo prefeito. É muito fácil criticar os viciados e drogados, mas na verdade é preciso rezar para que na família não tenha ninguém drogado. Vou convidar os vereadores para fazer uma visita a todas as instituições”, disse.

Emocionado o vereador Altemar da Santa Rosa deu um depoimento de que sua irmã, que faleceu recentemente vítima da Covid-19, tinha um filho dependente químico que acabou com todas as suas economias na luta para tirar o filho das drogas e não conseguiu e aos 28 anos depois de consumir uma grande quantidade de drogas estou uma veia na cabeça.

“Tive esse problema na família, mas quero parabenizar ao Claiton pelo trabalho da Fazenda da Esperança, conheci ele na prefeitura de Mâncio Lima e fiquei um pouco emocionado por reviver o problema vivido pela minha irmã que sofreu muito antes de partir. Continue fazendo esse trabalho que é de muita importância para quem precisa”, disse.