Manuel Urbano e Bujari foram contemplados com recursos das emendas de Vanda Milani. Neste sábado(7), em Manoel Urbano, a comunidade rural do Parque Estadual do Chandlles recebeu 7 kits de casa de farinha e 7 roçadeiras para serem utilizados pela agricultura familiar do município. Já no próximo dia 12, no Antimary-FEA, sede da UGAI(Bujari), a comunidade rural receberá 8 kits de casas de farinha e 8 roçadeiras destinadas a produtores locais.
“É gratificante constatar como estes equipamentos serão absolutamente fundamentais para ao estímulo à economia e melhoria das condições de vida das comunidades beneficiadas”, disse Vanda Milani
O processo de transformação da mandioca em farinha ocorre em um lugar de importância histórica e cultural para os brasileiros, sobretudo acreanos. São nesses espaços que acontecem também a fabricação de outros subprodutos da mandioca, como o tucupi, a fécula, o beiju, a tapioca e a farinha de tapioca.
ECONOMIA,SOCIABILIDADE E PRESERVAÇÃO DE CULTURA
De acordo com a ex-parlamentar, as casas de farinha representam produção de conhecimento, relações sociais e de gênero e o exercício de uma cultura que ultrapassa gerações. Além de serem o lugar onde ocorre a transformação da mandioca em farinha, também são um espaço de partilhas e encontros, uma vez que reúnem famílias e moradores de uma vizinhança para contribuir com as atividades.
Para Vanda Milani contribuir com estas comunidades rurais é, além de favorecer uma economia tradicional, “assegurar convivência e a preservação cultural de comunidades que mantêm vivas a autêntica história e tradição acreana”, resumiu a ex-deputada.