Cruzeiro do Sul, Acre, 26 de novembro de 2024 03:38

Vereador Clerton Souza destaca visita a Casa Terapêutica Maria Madalena e defende apoio do poder público as instituições sociais

vereadorclerton boa

O vereador Clerton Souza, vice-presidente da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, usou a tribuna na sessão da última quinta-feira (19), para cumprimentar todos os vereadores e as pessoas que estavam na galeria momento que destacou uma visita junto com a secretária de Turismo e Empreendedorismo e sua equipe técnica, além do vereador João Keleu e assessores, numa visita a Casa Terapêutica Maria Madalena.

“É uma casa terapêutica que cuida exclusivamente de mulheres em situação de rua e com o transtorno de uso abusivo de álcool de drogas que são pessoas extremamente vulneráveis e que estão à margem da sociedade. Quero chamar atenção dessa Casa para as questões que dizem respeito a população de rua que vem crescendo e precisamos fazer parte destas discussões intersetoriais”, enfatiza.

O vereador destacou a importância das Casas Terapêuticas que fazem um trabalho social muito importante e que não é muito fácil que é o de resgatar pessoas que estão sem perspectivas, que aos olhos da sociedade não tem mais jeito e com sua vida entregue as drogas e uma pessoa que nem conheça ela se aproxima para estender a mão e levar para sua instituição que chamo de casa de acolhimento.

Clerton Souza destacou ainda que a sociedade deve muito a esses guerreiros e precisamos nos unir a eles no trabalho que está sendo feito juntamente com a gestão municipal, o CRAS, o CREAS, o Conselho Tutelar, Ministério Público, Assistência Social, Vara da Infância, Fundação Betel que são aparelhos de proteção a vida que realizam um trabalho intenso que precisa cada vez de mais apoio.

“Estivemos lá vendo a parte de infraestrutura da Casa Maria Madalena que é uma extensão da Fazenda da Esperança que fizeram algumas reivindicações e junto com a Mesa Diretora vamos fazer uma articulação para ajudar a manter aquele trabalho. Percebemos que hoje tem naquele lugar uma criança recém-nascida filha de uma mãe usuária de droga que teve a sorte de nascer dentro de uma casa terapêutica”, enfatizou.

Num aparte durante o discurso do vereador Clerton Souza o vereador João Keleu apresentou uma proposta para a aprovação de uma Moção de Aplausos para a direção da Casa Maria Madalena que foi aprovada por unanimidade pelos vereadores. “É uma oportunidade para homenagear esse trabalho social e humanitário de grande valor que precisa ser reconhecido pelo poder público”, propôs o vereador Keleu.

Ao finalizar o vereador Clerton Souza chamou a atenção ao Conselho Tutelar e ao CREAS, que é o órgão que cuida de crianças em vulnerabilidade social e alertar que tem muitas crianças perambulando como andarilhos e dar um exemplo de um jovem de 14 anos que encontrou envolvido por um lençol que a família tinha abandonado e ele estava morando nas ruas.

“Perguntei pela sua família e ele disse que não tinha família. Não podemos aceitar isso. As casas de recuperação prestam esse trabalho importante, algumas já tem título de utilidade pública, mas temos que lutar para que todas precisam ter para conseguir se inscrever no Conselho Municipal de Assistência Social para conseguir um convênio com o município”, disse ao comentar que na Casa Reviver tem 30 homens internados, comendo todos os dias, o que gera uma despesa muito grande, além das outras.