Cruzeiro do Sul, Acre, 5 de fevereiro de 2025 15:42

Com coleta de mais de 60 toneladas de resíduos Coopsul inicia trabalho de reciclagem e coleta seletiva

Coopsul1capa900

A Cooperativa de Reciclagem de Cruzeiro do Sul (Coopsul) inicia no município um trabalho de reciclagem de resíduos e nestes primeiros 60 dias de trabalho já recuperou mais de 60 toneladas. O objetivo é mensalmente recuperar 70 toneladas que deixarão de ir para o lixão e se transformarão em oportunidade de renda às famílias dos 21 cooperados que se unem ao desafio.

A Coopsul está localizada na Rua Lauro Muller, ao lado da Igreja Betel, no bairro do Formoso e tem como cooperados pessoas que trabalhavam no lixão sem nenhum cuidado com a saúde ou uso de qualquer e na cooperativa trabalham com dentro das normas para um trabalho com segurança e com uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI).

O diretor financeiro da Coopsul, Eutimar Sombra destaca que a presidente Renata Bussons, junto com os cooperados, inicia um trabalho de identificar, separar e aproveitar os resíduos que possam ser reciclados e ressalta que quando se fala em cidade sustentável a primeira pergunta que se faz é se a cidade tem coleta seletiva do lixo.

Nos primeiros 60 dias foram recolhidos 60 toneladas de material na coleta seletiva

“A coleta seletiva do lixo pode dar sustentabilidade. Precisamos falar da responsabilidade de cada um com o meio ambiente e nós precisamos cuidar. Alguns resíduos na sua residência voce diz que vai jogar no coletor ou outro lugar com certeza vai causar um dano ambiental, mas se for aproveitado e reciclado não causará nenhum prejuízo à natureza”, avalia.

Prefeito Zequinha Lima visitou as instalações da Coopsul

Eutimar dá como exemplo de lixo reciclável o vidro, que leva mais de 1 milhão de anos para se decompor. “Na nossa residência temos vários lixos que podem ser reutilizados e cada morador pode colaborar com a reciclagem recolhendo o saco do pó de café, lata de conserva, recipiente do leite condensado e quase todas as embalagens”, orienta.

A Coopsul inicia um trabalho de conscientização e cada morador do município pode colaborar ao iniciar separar o lixo na sua residência para ser reutilizado. Algumas embalagens como as latas de conservas, precisam ser lavadas para não criar odor ou azedar antes de separar, mas outras não precisam desse cuidado. As embalagens podem ser entregues na Coopsul.

Eutimar ressalta ainda que na Coopsul a população pode tirar suas dúvidas sobre a questão dos resíduos que podem ser reciclados e nas suas casas iniciar a fazer a separação do que é reciclável para dar sua colaboração com o meio ambiente ao informar que no momento a cooperativa tem uma carrocinha delivery para recolher os resíduos.

“Se você quiser conferir quais os resíduos são recicláveis pode fazer uma visita na cooperativa ou ligar no número (68) 99212-4244. Caso o resíduo for pouco você pode guardar num saco de 100 litros e entregar na cooperativa e acima de 100 litros é só ligar que pegamos na sua residência. Nossa pretensão é fazer toda coleta seletiva da regional do Juruá e precisamos da sua ajuda”, enfatiza.