O perigo da Covid-19 continua e cuidados como o uso da máscara, principalmente são a maneira mais eficiente de prevenção
Indiscutivelmente vivemos tempos muitos sombrios com a pandemia do novo Coronavírus que já vitimou 1.284 acreanos e apenas neste mês de março 264 famílias se despediram repentinamente de seus entes-queridos vítimas da doença que quando não mata deixa sequelas perigosas que em muitos casos, depois da cura, se torna posteriormente a causa da morte.
Nunca se imaginaria que pessoas tão queridas de seus familiares hoje não estivem mais presentes em suas casas para comemorar mais uma páscoa. Foram infectadas, lutaram de todas as formas com apoio das equipes médicas, inclusive foram transferidos para centros de saúde mais capacitados, mas não resistiram a gravidade da doença.
Nossa solidariedade às famílias enlutadas que nunca esperavam passar pela dificuldade que estão a passar e também pela situação social que toda comunidade tem passado por conta dos cuidados sanitários que precisam ser adotados com o uso de máscara, álcool em gel, distanciamento social e a orientação para que não se aglomerem pessoas pelos riscos.
O Boletim da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), deste sábado, 3, publicado no final da tarde, sobre o coronavírus, registra 211 casos de infecção por coronavírus sendo todos casos confirmados por exames de RT-PCR. O número de infectados no Acre saltou de 70.851 para 71.062 nas últimas 24 horas. Em Cruzeiro do Sul os casos confirmados são 9.326 com 8.645 recuperados, 149 óbitos e novos casos foram 22.
Os dados do Boletim Sesacre deste sábado, no entanto, não trazem os números de internados na clínica médica e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul que está informado no Boletim Coronavírus da Prefeitura de Cruzeiro do Sul que registra 18 pacientes na UTI e 55 hospitalizados na Clínica Médicas.
O boletim Coronavírus registra também que dos 55 pacientes da clínica médica 24 e sete dos 18 que ocupam os leitos de UTI são de Cruzeiro do Sul, quase 50% dos internados o que mostra um cenário ainda preocupante mesmo pela avaliação que muitos dos que estão em tratamento no Hospital de Campanha são de outros municípios da Regional do Juruá.
Até o momento, o Acre registra 187.274 notificações de contaminação pela doença, sendo que 115.224 casos foram descartados e 988 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieu e pelo menos 54.885 pessoas já receberam alta médica da doença.
Diante da taxa de ocupação de leitos sobrecarregada no Sistema Único de Saúde, o Estado segue agora trabalhando, com apoio do governo federal, com a transferência de pacientes para outras localidades onde há disponibilidade de leitos para tratamento da Covid-19. Para Manaus foram transferidos seis pacientes de Rio Branco e um para Cruzeiro do Sul.
A Sesacre informa que o óbito M.M.M., de 47 anos, é de Rio Branco, e não de Feijó como consta no boletim da sexta-feira, 2.
Mais 4 notificações de óbitos foram registradas neste sábado, 3, sendo 2 do sexo masculino e 2 do sexo feminino, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 suba para 1.284 em todo o estado.
Óbitos do sexo masculino:
Morador de Rio Branco, C.A.L., de 53 anos, deu entrada no dia 19 de março, no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC), e faleceu nesta sexta-feira, 2 de abril.
Morador de Rio Branco, P.R.R., de 72 anos, deu entrada no dia 26 de março, no Pronto-Socorro de Rio Branco, e faleceu nesta sexta-feira, 2.
Óbitos do sexo feminino:
Moradora de Epitaciolândia, M.R.R., de 56 anos, deu entrada no dia 25 de março, no Pronto-Socorro de Rio Branco, e faleceu nesta sexta-feira, 2.
Moradora de Rio Branco, G.L.S.P., de 77 anos, deu entrada no dia 30 de março, no Pronto-Socorro de Rio Branco, e faleceu na quinta-feira, 1° de abril.
Sobre os casos de Covid-19 no estado, acesse:
Sobre a ocupação de leitos no estado, acesse:
Boletim Assistência 03-04-2021