Cruzeiro do Sul, Acre, 27 de novembro de 2024 13:36

COVID – Com mais seis mortes Secretário Alysson Bestene ressalta ampliação de leitos de UTI no Estado e pede apoio da população

Secretário de Estado de Saúde, Alysson Bestene, pede encarecidamente apoio da população para adesão ao uso da máscara e outras orientações sanitárias para diminuir número de infectados

O secretário de Estado de Saúde, Alysson Bestene, manifestou sua preocupação pelos índices de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais da capital e vale do Juruá, que estão praticamente com 100% dos leitos ocupados o que deve levar a continuidade da classificação das regionais de saúde do estado de nível Bandeira Vermelha.

“Estamos sempre trabalhando, mesmo na dificuldade ampliamos leitos em Rio Branco, no Hospital do Idoso são 10 leitos novos de UTI, no vale do Juruá já estão em funcionamento mais 10 novos leitos de UTI, em Mâncio Lima estamos concluindo o hospital e na UPA do Juruá também já contratamos uma usina de oxigênio”, destacou o secretário.

Alysson Bestene aproveita para pedir encarecidamente à população de todos os municípios do Estado para que sigam as orientações sanitárias dadas pelas autoridades de saúde que visam primeiro diminuir o número de infectados pela Covid-19 e consequentemente o número de internados nos hospitais da rede pública para tratar da Covid-19 e as mortes.

“A população precisa fazer sua parte. O governo investe pesado na manutenção e ampliação dos serviços de saúde, mas todos precisam imediatamente adotar rigorosamente os cuidados sanitários orientados, principalmente nesse período de enchentes, dengue e Covid que é uma mistura que se não cuidarmos muita gente pode adoecer”, avalia.

Bestene aproveita para enfatizar que a orientação da Secretaria de Saúde é que todos precisam colaborar fazendo o uso da máscara, um equipamento que pode evitar a contaminação, as pessoas não devem se aglomerar e tem que lavar constantemente as mãos e usar o álcool em gel para evitar a contaminação cruzada.

“Os templos religiosos podem receber fieis mesmo na fase vermelha. A restrição fica por conta do número de pessoas. A determinação é que os templos religiosos recebam no máximo 20% da capacidade total. Outras recomendações são o uso do álcool em gel e a aferição da temperatura dos presentes”, explica o secretário ao ser questionado sobre a decisão.

Ao concluir o secretário Alysson Bestene, reforçou o pedido de apoio da população. “São medidas necessárias para salvar vidas. Precisamos unir todas as instituições e a população para sermos capazes de vencer os desafios que têm surgido junto a essa pandemia. Reforçamos os pedidos de evitar aglomerações, usar máscaras e manter a higienização. Nossa rede de atendimento está chegando no limite e precisamos desse movimento para nos antecipar. E agora ainda temos, dengue, malária e a enchente o que precisa ser compreendido pelas pessoas”, finaliza.