O presidente da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, vereador Clodoaldo Rodrigues (Progressistas), foi notificado na manhã desta segunda-feira (17), pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AC), sobre a decisão de que deverá assumir a Prefeitura de Cruzeiro do Sul nos próximos meses devido à cassação do prefeito Ilderlei Cordeiro e do vice Zequinha Lima.
- O vereador Clodoaldo Rodrigues, concedeu entrevista coletiva na Câmara Municipal e confirma que assume a prefeitura nesta terça-feira
Em entrevista na Câmara Municipal Clodoaldo Rodrigues informou que nunca esperava ter que assumir a prefeitura de Cruzeiro do Sul, pois avaliava que o processo contra o prefeito Ilderlei Cordeiro não seria nem julgado essa ano. “A decisão é surpresa e vamos simplesmente cumprir a decisão judicial”, explicou o vereador ao confirmar que assume o cargo.
Segundo Clodoaldo, que se preparava para concorrer a sua reeleição, o único prejudicado no processo todo será ele que depois de assumir a prefeitura não poderá ser candidato e terá que interromper sua carreira política. “Deus não nos dá um fardo que não podemos carregar e chegou o momento de tomar essa decisão”, disse ao avaliar que a cidade não pode ficar sem prefeito.
Na entrevista o vereador informou que segundo a decisão da Justiça Eleitoral sua posse como prefeito acontecerá nesta terça-feira (18), na sessão da Câmara Municipal, onde o vice-presidente Ocenir Maciel vai tornar o cargo de presidente da Mesa Diretora vago e assumirá a função para dar posse ao prefeito.
“Vivemos um momento atípico, inclusive com a decisão do prefeito Ilderlei Cordeiro de recorrer da decisão do TRE/AC na instância superior. Caso o prefeito consiga reverter a decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tudo voltará ao normal, mas na verdade quando assumir a prefeitura ficarei impedido de concorrer à reeleição”, destacou.
Mas, o presidente destaca que mesmo com as várias possibilidades deverá assumir para avaliar as condições de trabalho, se vai precisar mudar, inclusive avaliando a possibilidade de tudo mudar novamente. “Temos um período muito curto de trabalho, a prefeitura tem muitas ações sendo realizadas e a meta é dar continuidade aos trabalhos”, afirma.
Clodoaldo Rodrigues enfatiza que sua intenção inicial era renunciar ao cargo de presidente da Câmara para não assumir o cargo de prefeito, mas depois de conversar com as lideranças de seu partido, principalmente com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nicolau Júnior de quem recebeu apoio e também com o governador Gladson Cameli decidiu assumir.
“Não tinha esse desejo de ser prefeito de Cruzeiro do Sul, mas as coisas assim aconteceram. Não posso ficar contra o governador, que será a primeira pessoa que vou procurar depois de assumir porque nenhum prefeito consegue fazer nada se não tiver o apoio do governador, mas felizmente temos no governo do Estado um cruzeirense”, destacou.
Com referência à nomeação dos concursados o futuro prefeito enfatiza que vai aguardar a decisão da Justiça do Acre e caso seja favorável pela contratação todos serão nomeados porque estudaram, se prepararam e foram aprovados por méritos e como esse era o desejo do prefeito Ilderlei Cordeiro será concretizado.
Ao avaliar seu trabalho na Câmara Municipal Clodoaldo destaca que sempre buscou tratar todos os vereadores sem distinção de partido e os considera como amigos. “Nesses dois anos não diferenciei situação e oposição. Tenha certeza que essa mesma relação que tive aqui vou levar para a prefeitura porque sei da dificuldade de trabalho do vereador que não é fácil”, avalia.
Ao concluir o presidente destacou que não tem nenhuma preocupação com as possíveis ações judiciais do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) para que seja realizada eleição indireta pelos vereadores. “Não tenho nenhuma preocupação com isso, qualquer que seja a decisão da justiça estaremos prontos para cumprir”, ressalta.
Em sua mensagem à população Clodoaldo afirma que fará o melhor possível para melhorar a vida do povo e vai abrir um canal de diálogo. “A população precisa ficar tranquila, não estou pensando em eleição, mas em realizar ações para que todo possam acreditar nos políticos, principalmente com ações voltadas para melhorar a vida na zona rural”, disse.
Ao finalizar o presidente enfatizou que de imediato deverá encaminhar à Câmara Municipal um projeto para a prorrogação do Programa de Parcelamento de débitos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e demais impostos para facilitar para que o município continue arrecadar, mas possa também beneficiar os seus contribuintes.