Cruzeiro do Sul, Acre, 4 de dezembro de 2024 03:07

Com o tema “Inteligência Artificial” Mostra Viver Ciências Acre será de forma virtual devido a pandemia

Encontro com gestores das escolas estaduais aconteceu no CRIE para debater a Mostra Viver Ciência 2020

A Chefe do Departamento de Inovação da Secretaria de Estado de Educação e Esportes (SEE), Raqueli Nasserala, se reuniu, na manhã desta segunda-feira (24), no Centro de Inovação Tecnológica (CRIE) com gestores das escolas estaduais para explicar como será realizada a nova modalidade do Viver Ciência neste período da pandemia do Coronavírus.

Em encontro com gestores a Chefe do Departamento de Inovação da SEE, Raqueli Nasserala, explicou que a Mostra Viver Ciência 2020 será virtual devido a pandemia

Raqueli destaca que a Viver Ciência é uma mostra de conhecimento que no ano passado reuniu em Rio Branco cerca de 30 mil estudantes nos dois dias do evento e que neste ano teve que ser repensado e será realizado de forma virtual com início no dia 28 de setembro com a participação de escolas de todo o Estado.

“Antes da pandemia a Secretaria realizava o Viver Ciência Itinerante também nos municípios, mas como não está sendo possível neste ano será realizado pela internet. As inscrições estão abertas desde o dia 10 e se encerram no sai 11 de setembro e cada escola pode inscrever seis alunos e dois professores para participar das diversas atividades”, informou.

Segundo Raqueli a Viver Ciências terá três grandes provas onde os alunos vão solucionar um problema da sua escola através do desafio e levados a pensar nas áreas das Ciências, Matemática, Língua Portuguesa e todas as áreas do conhecimento e que em cada semana será explorada uma área dentro do tema Inteligência Artificial que é o tema do ano.

Raqueli Nasserala explica que a Viver Ciência é uma ação de ciência e tecnologia ligada ao Ministério de Ciências e Tecnologias e executada pela SEE. “É um evento de grande porte e se reunimos 30 mil estudantes de forma presencial pela internet vamos reunir muito mais alunos da rede estadual em todos os municípios”, disse.

Cada escola de Ensino Fundamental, com alunos dos anos finais e de Ensino Médio pode inscrever uma equipe e a avaliação será realizada a cada semana. Todo sábado terá um placar e as escolas que se classificarem com maior pontuação irão para a final que terá três classificadas com premiação para a vencedora, para o segundo e terceiro lugares.

“A escola vencedora vai ganhar dois kits educacionais com 40 notebooks, dois órgãos virtuais e um carrinho de recarga. A segunda colocada ganha um HD externo e um kit e a terceira ganha um kit com 21 computadores. O avanço desta forma virtual é que todos os municípios participarão do evento das suas próprias escolas e na mesma data”, avalia Raqueli.

A gestora destaca que com a realização virtual do Viver Ciências todos da comunidade escolar serão beneficiados porque o aluno estará realizando uma brincadeira, mas na verdade ele vai interagir com sua escola, com seu professor e aprendendo, ao invés de estar em casa apenas jogando num celular.

Ao finalizar Raqueli explica que o Centro de Referência em Inovações para Educação (CRIE) é na verdade um grande Centro de Inovação e Tecnologia que tem a representação do NTE, dos Centros de Línguas, Direitos Humanos e de Matemática que são setores que trabalham com formação e fazem parte do departamento que ela administra e interage com as escolas.