Cruzeiro do Sul, Acre, 10 de janeiro de 2025 10:45

Com UTI lotada ruas do centro e bairros de Cruzeiro do Sul estão desertas no lockdown

loockdowncentro44boooooooo

O Decreto do lockdown dispõe sobre medidas restritivas, excepcionais e temporárias decorrentes do agravamento da situação epidemiológica no âmbito do Estado do Acre tendo em vista a iminência de colapso do sistema de saúde e a necessidade de adoção de medidas de isolamento mais rígidas do que as previstas na execução do Pacto Acre Sem COVID.

Diante da taxa de ocupação de leitos sobrecarregada no Sistema Único de Saúde (SUS), o Estado segue agora trabalhando, com apoio do governo federal, com a transferência de pacientes para outras localidades onde há disponibilidade de leitos para tratamento da Covid-19. Aqui em Cruzeiro do Sul os 20 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão lotados.

A primeira avaliação depois de um giro pelas ruas mostra o centro da cidade e dos diversos bairros quase desertas, apesar de algumas pessoas ainda serem vistas, mas num número muito reduzido. A maioria com máscaras, mas alguns ainda sem o equipamento de proteção que pode prevenir a contaminação da doença que já matou mais de 141 pessoas no município.

Postos de combustíveis fechados no sábado e domingo

Mais 8 notificações de óbitos foram registradas neste sábado, 20, sendo 6 do sexo masculino e 2 do sexo feminino, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 suba para 1.176 em todo o estado. Uma das vítimas é morador de Mâncio Lima, J.O.V., 60 anos, deu entrada no dia 18 de março, no Hospital Regional do Juruá e faleceu na sexta-feira, 19.

Um contato com um casal que andava pelas ruas do centro sem a máscara mostra que ainda há muita desinformação. Moradores do bairro Olivença eles estavam dando uma volta e na sua humildade a senhora revelou que não tinha noção do perigo, apesar de saber que muita gente está morrendo. “Não temos máscara para usar”, se expressou na sua ingenuidade.

O Boletim da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) registra 397 novos casos de infecção por coronavírus neste sábado, 20, sendo 209 casos confirmados por exames de RT-PCR e 188 por testes rápidos. O número de infectados saltou de 64.878 para 65.275 nas últimas 24 horas.

No bairro João Alves ruas desertas

Neste fim de semana de acordo com o Boletim da Sesacre  continua o drama e a luta pela vida no Hospital de Campanha que continua com 20 leitos de UTI lotados, mais quatro pacientes na sala de animação e 51 na Clínica Médica num total de 75 pacientes de acordo com o registro desse sábado (20).