As comemorações do Dia da Independência do Brasil, em Cruzeiro do Sul, iniciaram na manhã desta quinta-feira (07) com o hasteamento dos pavilhões Nacional, pelo subcomandante do 61º Batalhão de Infantaria de Selva (61º BIS), Coronel de Infantaria Ramirez , mais alta autoridade militar presente, Estadual, pela Dra. Raquel Batista, representante do Gabinete do Governo do Estado e Municipal, pelo prefeito em exercício, Henrique Afonso.
Neste 7 de Setembro, dia de céu muito azul e ensolarado, os pavilhões foram hasteados na Praça Orleir Cameli, em frente a imponente Catedral de Nossa Senhora da Glória, ao som do Hino Nacional, executado pela Banda de Música do 61º BIS, que sempre está presente nas comemorações cívico militares e sociais do município e encerrou sua participação com a execução do Hino da Independência.
As comemorações do Dia da Independência continuarão às 17:00 horas com um desfile cívico-militar. O prefeito em exercício, Henrique Afonso, destacou a importância da manutenção da celebração do Dia da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1.822, que marcou a saída do julgo do domínio da Coroa Portuguesa e o início da construção das liberdades econômicas, políticas e cultural no país.
A representante do governo do Estado na solenidade, Raquel Batista, que hasteou o pavilhão Estadual, destacou ser uma honra representar o governador Gladson Cameli. “O aniversário da pátria é um momento importante para o governo se fazer presente, somos gratos pelo convite do 61° BIS e estaremos sempre à disposição para representar o governador Gladson Cameli nesse momento tão importante que é o aniversário da pátria”, disse.