A comunidade do Rio Crôa, na BR-364, um dos principais pontos turísticos de Cruzeiro do Sul, estava muito apreensiva pela falta de alimentos e água para beber devido a repentina enchente do rio que banha a comunidade, na maior cheia dos últimos 39 anos, de acordo com um antigo morador.
A pandemia da Covid-19 foi o primeiro grande problema enfrentado pela comunidade que estava sem atividades e a situação já estava difícil e com a enchente que atingiu a maioria das casas que ficaram embaixo d’água e o socorro que não chegava.
Felizmente, na manhã deste domingo (21), uma equipe da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, liderada pelo secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aldemir Maciel e pelo assessor do vice-prefeito, Márcio Venícios, chegou a comunidade com sacolões de alimentos e galões de água mineral.
A equipe da prefeitura atendeu a comunidade do Crôa e algumas famílias do Retumba, nas proximidades. “A situação do Crôa é tão difícil quanto das outras comunidades. Junto com senhor Pedro, presidente da associação, fomos até a última casa e levamos o apoio da prefeitura”, disse Aldemir.
Márcio Venícios, do gabinete do vice-prefeito Henrique Afonso, destacou a decisão do prefeito Zequinha e do vice Henrique Afonso de garantir apoio as comunidades. “É um momento de trabalho intenso, no Crôa prestamos um atendimento de solidariedade como determinou o prefeito Zequinha e está sendo realizado nos demais bairro do município atingidos pela enchente”, disse.
O assessor destaca que as equipes da prefeitura atendem as diversas comunidades e todos trabalham com muita dedicação para levar o socorro com a maior rapidez possível para dar um alento às pessoas que precisam de solidariedade.
“Um domingo de muito trabalho, cada grupo atendeu uma comunidade, no Valparaíso, no beiradão do Juruá e abrigos e em outras localidades. É a orientação do prefeito Zequinha Lima e vice Henrique Afonso, atender as pessoas que estão precisando de solidariedade com carinho”, ressalta.
Na comunidade do Rio Crôa, como na maioria das outras, á agua invadiu as residências e pousadas que estão com suas atividades paralisadas de acordo com o decreto da pandemia e a população começava a precisar de ajuda e agora a enchente causou uma situação desesperadora.
Dona Chaguinha, figura folclórica da comunidade do Rio Crôa, apesar da água ter invadido sua casa recebeu a equipe de forma muito atenciosa e se emocionou com o apoio recebido da prefeitura momento que agradeceu a primeira dama Lurdinha e ao prefeito Zequinha Lima pelo socorro.
Os proprietários do restaurante Crôa Sabor & Lenha também agradecem o apoio da prefeitura e a atenção que tem tido do prefeito Zequinha Lima, da primeira dama Lurdinha, da primeira dama Ana Paula e do governador Gladson Cameli que ajudado muito a comunidade e de vez em quando presentes na comunidade.