Os símbolos mencionados incluem o hino, a bandeira, o brasão e o distintivo, além da instituição da medalha como honraria destinada a reconhecer e recompensar os policiais que se destacarem no exercício de suas funções. Esses elementos representam a importância histórica da instituição e sua missão constitucional de proteger e servir à comunidade.
Paralelamente às legislações estaduais, a resolução do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia estabeleceu o Manual de Identidade Visual Institucional da Polícia Civil, visando padronizar os símbolos em nível nacional. Este manual define os padrões dos símbolos e da identidade visual, permitindo, no entanto, que as polícias civis de cada estado adaptem características próprias, como o brasão, que geralmente incorpora elementos representativos do estado-membro respectivo.
![](https://i0.wp.com/pc.ac.gov.br/wp-content/uploads/2024/04/IMG-20240412-WA0599-1024x573.jpg?resize=800%2C448&ssl=1)
O delegado-geral, Henrique Maciel, que preside o Conselho Superior da Polícia Civil do Acre, liderou uma gestão que propôs a criação de novas medalhas, além da já existente “Mérito Policial. “Essas proposições têm como objetivo homenagear ícones da história do Acre, marcada por lutas e conquistas. Algumas dessas medalhas buscam reconhecer não apenas os policiais civis, mas também outras autoridades, agentes públicos ou membros da sociedade que contribuam de maneira significativa para a instituição”, enfatizou.
A reunião do conselho estadual da Polícia Civil do Acre reforça o compromisso da instituição em fortalecer sua identidade e reconhecer o mérito dos policiais que se destacam em suas atividades. Essas iniciativas são fundamentais para promover a valorização dos profissionais e a eficiência do serviço prestado à sociedade acreana.
Essas iniciativas reforçam o compromisso da Polícia Civil do Acre com sua história, seus valores e sua contribuição para a segurança e o bem-estar da sociedade acreana.