Cruzeiro do Sul, Acre, 7 de janeiro de 2025 10:45

Corpo de Bombeiros orienta sobre perigos da volta das famílias

Comandante do 4º BEPCIF, Tenente BM Sanderson

O Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, 4º Batalhão de Educação, Proteção Ambiental e Combate a Incêndio Florestal (4º BEPCIF), junto com a Defesa Civil municipal e o Exército Brasileiro, atuou no trabalho de socorro e retirada das famílias atingidas pela enchente do Rio Juruá e afluentes que transbordaram pelas fortes chuvas.

O comandante do 4º BEPCIF, Tenente Bombeiro Militar Sanderson, destacou que nesta enchente do Rio Juruá, a maior desde o ano de 2017, os bombeiros da unidade atuaram na retirada de pessoas, famílias e bens das áreas alagadas para levá-los aos abrigos municipais, desta vez as escolas que foram disponibilizadas. Os animais também foram retirados para lugar seguro.

“É um trabalho exaustivo, mas muito compensador. Esse é um momento sazonal que não se pode programar a intensidade das chuvas e das águas para desenvolver o trabalho. Sabemos que essas grandes enchentes acontecem de tempos em tempos e só não estamos preparados para o volume todo de água e o dano geral que ela pode causar”, avalia.

Sanderson destaca que a última grande enchente foi em 2017 e essa, de 2021, já é a maior dos últimos tempos com 14:36 metros e informa que o Corpo de Bombeiros faz o monitoramento diário do nível do rio, mas quando as águas começam a subir passa a monitorar e fazer seis leituras diárias que tem como cota de alerta 11,80 metros e de transbordamento 13,00 metros.

“Quando o rio chega na cota de alerta já ficamos preparados e prontos para ação. Cada enchente é um fenômeno diferente, desta vez houve muita chuva nas cabeceiras dos rios e afluentes diretos – Mirim, Valparaíso, Lagoinha – que transbordaram e também o Rio Liberdade que não desagua por aqui, mas afeta muita gente na área”, explica o comandante.

Com um efetivo variável o 4º BEPCIF tem no seu quartel um efetivo de 60 homens, alguns de férias, outros de atestado médico e também acometidos pela Covid-19. Nesta enchente foram disponibilizados diariamente para o apoio do trabalho de socorro às famílias atingidas pela enchente um efetivo de 12 homens na linha de frente.

O trabalho iniciou com a retirada dos familiares, bens e animais e depois que o rio parou de encher os bombeiros atuaram na distribuição de cestas básicas de alimentos e água potável. Com a redução das águas, o nível do rio está em 10,86 metros e as famílias agora começam a retornar e esse trabalho também conta com o apoio do Corpo de Bombeiros.

“O Quartel do 4º BEPCIF tem uma boa estrutura, mas o mais importante é que conta com homens e mulheres muito bem treinados, valorosos, corajosos, tropa pronta e muito qualificada para atuar em qualquer situação que a população precisar, com equipamentos e viaturas da melhor qualidade e meios para desenvolver um bom trabalho”, ressalta o comandante.

Ao finalizar o Tenente BM Sanderson destaca: “Sempre digo que é melhor o Corpo de Bombeiros não ter que entrar em ação porque na maioria das vezes que trabalhamos é quando alguém está em perigo ou sofrendo transtorno ou dano, mas podemos e estamos preparados e disponíveis para ajudar a nossa população de Cruzeiro do Sul”, afirma.

Cruzeirense o Tenente Bombeiro Militar Sanderson, atual comandante do 4º Batalhão Especial de Combate, foi aprovado no primeiro curso do Corpo de Bombeiros e entrou na corporação em 1992. Antes a corporação era junto com a Polícia Militar e há quase 30 anos oito militares de Cruzeiro do Sul, foram para Rio Branco fazer o curso de Bombeiro Militar.

Casado, o Tenente BM Sanderson é Fisioterapeuta e formado também em Letras/Espanhol e pós-graduado em Tecnologia da Informação. Ele está há 29 anos no Corpo de Bombeiros, entrou como soldado, depois cabo, sargento e agora é oficial. Em 2017 foi comandante do Corpo de Bombeiros em Tarauacá onde fez um trabalho de qualidade e deixou grandes amigos.

No ano passado, por mais de um ano, o Tenente BM Sanderson exerceu a função de subcomandante do Colégio Militar junto com o Major BM Rômulo e no ano passado assumiu o comando do 4º BEPCIF.

O comandante do 4º BEPCIF faz uma recomendação às famílias sobre perigos na volta às suas casas, VEJA O VÍDEO: